A inauguração do Reino de Natal 2024, teve lugar na segunda-feira, 25 de novembro pelas 18h30, com o tradicional “corte da fita” no pórtico da entrada do Reino de Natal, no Jardim da Liberdade. Até 25 de dezembro, o Município de Santarém disponibiliza uma oferta com muita animação, diversão e street food para todas as idades, com o objetivo de ser a principal atração do género no Distrito. Um momento que foi abrilhantado com fogo de artificio, que elevou o colorido do Reino até ao céu scalabitano. João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal da Santarém (CMS), referiu que se trata de “um investimento municipal para toda a época natalícia, incluindo a iluminação e a programação. Sem esquecer o dia 31 de dezembro, onde vamos ter uma Passagem de Ano, que também merece a visita de todos, com um magnifico fogo de artifício, para entrarmos em 2025 com a força e com a determinação que já caraterizam Santarém”.
Questionado pelos jornalistas sobre o investimento na campanha “Este Natal, Compre Local”, como estímulo às compras no Comércio Local, o Presidente da CMS informou que “temos dezenas de lojas aderentes a essa iniciativa. O Município investe novamente num voucher que custa 5 euros, mas que vale 10 euros em compras. Estamos a falar de 150 mil euros de impacto direto na economia local. Mas sabemos que tem um efeito multiplicador que ronda os 300 mil euros. É sempre muito importante para o comércio do nosso centro histórico. Queremos e desejamos um comércio ainda com mais vida. É claro e evidente que precisamos de mais lojas no Centro Histórico. Mas já conseguimos desfrutar daquilo que Santarém pensava ser impossível há uns anos, com esplanadas cheias e com vida”, sublinhou.
João Teixeira Leite destacou o investimento privado, “em praticamente todo o Concelho, a Política Pública deve ter este efeito de perceber que quando há investimento, ele tem de criar um efeito multiplicador. Claramente que, o Reino de Natal e os Vouchers terão esse efeito multiplicador. E que bom numa segunda-feira à noite termos o Jardim da Liberdade repleto de pessoas”. Sobre a Passagem de Ano, o Presidente da CMS adiantou que “vai ser no Largo Infante da Câmara, como no ano passado. O convite fica feito para que no dia 31 nos possamos dirigir todos até ao Campo Infante da Câmara, na certeza de que vamos ter um grandioso Fogo de Artificio e um artista conceituado no panorama nacional, assim como DJ’s, para entramos com o pé direito em 2025”, destacou. Em matéria de sustentabilidade, João Teixeira Leite referiu que a iluminação de Natal é totalmente composta por Led’s, gerando uma poupança substancial no consumo energético e que o Município este ano vai desligar as luzes mais cedo, para poupar ainda mais. Ainda assim, destacou que em todas as 18 freguesias do Concelho existem elementos decorativos alusivos ao Natal, “para que se sinta a beleza desta quadra natalícia em todo o Concelho”.
A comitiva contou com a presença, entre outros, de Beatriz Santos Martins, Vice-presidente da CMS, Alfredo Amante, Nuno Domingos e Sofia Martinho Pó, Vereadores da CMS, Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Adriana Madeira, Presidente da Junta de Freguesia de Abitureiras, Artur Colaço, Presidente da União de Freguesias da Romeira e Várzea, , José João Pedro, Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta, Paulo Guedes, Presidente da Junta de Freguesia do Aneiro das Milhariças, e de Guida Botequim, Presidente da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém. Num percurso que contemplou a visita aos vários locais que integram o Reino de Natal, como a Árvore de Natal, com cerca de 30 metros no Largo da Piedade, o Presépio de Natal, na Praça Sá da Bandeira, a Casa do Pai Natal, no Largo Padre Francisco Nunes da Silva (Largo Padre Chiquito), o Maior Presépio do Ribatejo, de Eurico Ribeiro, e o Carrossel na Praça Visconde Serra do Pilar. www.cm-santarem.pt