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SANTARÉM – Projeto EDU-ACTION: Câmara participou no lançamento do Manual de Boas Práticas no Combate ao Abandono Escolar

A Câmara Municipal de Santarém – CMS, participou esta tarde, dia 7 de junho, no lançamento do “Manual de Boas Práticas no Combate ao Abandono Escolar”, que teve lugar na SCMS – Santa Casa da Misericórdia de Santarém, e que contou com a presença de Susana Pita Soares, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, com o pelouro da Ação Social, de Inês Barroso, vereadora com o pelouro da Educação da Câmara de Santarém, técnicas da DASS – Divisão de Ação Social e Saúde da CMS, da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, de Mário Rebelo, provedor da SCMS, Maria José Casaca, diretora da SCMS, das técnicas que apresentaram o projeto, entre outros parceiros.

O lançamento do “Manual de Boas Práticas no Combate ao Abandono Escolar” resulta do trabalho desenvolvido e da partilha de experiências que a SCMS promoveu, ao ser convidada a integrar o projeto EDU-ACTION, de parceria transnacional, tendo em conta, não apenas a sua atividade interventiva, ao nível dos serviços de Infância e Juventude com modelos pedagógicos adequados às necessidades das crianças e jovens, complementares ao papel de outros agentes educativos e valorizadores do papel da Escola, como também, das responsabilidades atribuídas ao nível da Rede Social Concelhia, nomeadamente, a representatividade no núcleo executivo do CLASS – Conselho Local de Ação Social de Santarém e na CPCJ e nos atuais projetos de parceria com particular incidência em territórios socioeconomicamente desfavorecidos.

Tendo em conta a meta estabelecida no âmbito da estratégia Horizonte 2020, que perspetiva reduzir o Abandono Escolar na Europa para valores inferiores a 10%, o Projeto “Edu-Action” pretende fomentar a cooperação e a partilha de experiências entre organizações de diferentes regiões do Mundo que trabalham nos domínios da Infância e Juventude, através do desafio de identificar boas práticas intercontinentais. Dois técnicos das organizações parceiras viabilizaram experiências in loco, facilitadoras da reflexão sobre estratégias e metodologias de intervenção, consideradas adequadas aos desafios impostos na resposta ao fenómenos de abandono, absentismo e/ou insucesso escolar, muitas vezes associados a contextos de pobreza e/ou exclusão social. O intercâmbio dos técnicos decorreu nos meses de fevereiro e março de 2017, e permitiu a partilha de experiências emergentes de intercâmbio de técnicos, determinante na construção do produto final deste projeto: um manual de boas práticas, que vai ser disponibilizado brevemente, gratuitamente, a nível internacional. Os técnicos da equipa portuguesa foram recebidos pelas organizações do Senegal e da Índia e a Misericórdia de Santarém acolheu um técnico senegalês e outro indiano. As técnicas da SCMS realçaram a importância da partilha de saberes e experiências, em conjunto, no processo de aprendizagem e o apelo constante à criatividade, tendo em conta, os parcos recursos existentes, em alguns casos, e a valorização dos recursos naturais como forma de criar pontes entre tribos.

Susana Pita Soares enalteceu este projeto e a importância “de com arte, com pouco fazer muito”, de modo a conseguirmos “transformar o que temos para fazermos os outros mais felizes, e de ajudarmos a pintar muitas vidas com cores mais felizes”. Inês Barroso referiu a “importância de se criarem laços e de os conseguirmos levar além-fronteiras, através de experiências inesquecíveis para cada um de nós”. A vereadora da Educação referiu ainda que a Câmara de Santarém “continuará a ser parceira e a apoiar estes projetos, porque fazendo os outros mais felizes, seremos mais felizes”. Este projeto contou com a participação de organizações de 6 países: Per Esempio (Itália) – entidade coordenadora, Fekete Sereg Ifjusagi Egyesulet (Hungria), Future au Présent (Senegal)Jeevanrekha Parishad (India), Fundación Aprendizaje en Acción (Bolívia).e Santa Casa de Misericórdia de Santarém (Portugal).