No âmbito do projeto “CÁTEDRA FRONTEiRAS 2015”, alunos e professores das Universidades Lusíada de Lisboa e Porto e Universidad de Sevilla apresentaram no dia 16 de outubro, no Palácio Landal, os trabalhos finais de arquitetura e de requalificação de três zonas de trabalho da cidade de Santarém: o espaço da antiga Escola Prática de Cavalaria, o Centro Histórico e o Campo da Feira.
Luís Farinha, vereador com os pelouros do planeamento estratégico e ordenamento do território e da revitalização e qualificação urbana da Câmara Municipal de Santarém agradeceu aos organizadores e aos alunos sem os quais não era possível a concretização deste projeto, “este permitiu um olhar para a cidade feito por pessoas que não têm uma relação com Santarém, que não estão condicionados pelo conhecimento profundo desta. E por outro, colocar a cidade como objeto de estudo, seria muito enriquecedor para um debate sobre Santarém”.
De fevereiro a junho, Santarém acolheu a primeira edição deste projeto, o qual tinha como objetivo criar um espaço de investigação e de encontro para a arquitetura luso-espanhola, onde se compatibilizam o trabalho dos estudantes com sessões críticas e conferências.
Cada grupo trabalhou sobre uma das zonas da cidade – espaço da antiga Escola Prática de Cavalaria, o Centro Histórico e o Campo da Feira – sendo que o resultado final foi apresentado pelo porta-voz de cada grupo. Ao ver estes trabalhos, o vereador da autarquia reconheceu o elevado valor destes e expressou a sua vontade em vê-los projetados, uma vez que estes procuravam soluções para desenvolver a cidade. Esta sessão terminou com um debate sobre estes trabalhos onde foram discutidas questões relacionadas com o projeto “CÁTEDRA FRONTEiRAS” e com a concretização destes trabalhos, nomeadamente aspetos legais, culturais e financeiros. A apresentação destes trabalhos, que estão expostos até ao próximo dia 23 de outubro, no Palácio Landal, marcou o encerramento deste projeto. www.cm-santarem.pt