SANTARÉM – Programa do 42º aniversário do 25 de Abril já foi...

SANTARÉM – Programa do 42º aniversário do 25 de Abril já foi apresentado

O programa das Comemorações do 42º aniversário do 25 de Abril, em Santarém, foi apresentado, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O Presidente da autarquia Scalabitana lembrou a importância da comemoração do dia de hoje, Dia da Mulher, e lembrou a necessidade de contar a história da Liberdade aos mais jovens, tendo em conta que, “no processo de aquisição de conhecimentos, compete aos mais velhos contar às crianças e aos jovens” a importância deste legado, esperando que, ano após ano, as comemorações sejam cada vez mais vividas pelas gerações vindouras.

Berta Pereira, membro da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém, congratulou-se por haver “um grande grupo de cidadãos, de vários quadrantes, que se juntam com este propósito, e que, ano após ano, se tem renovado, numa dinâmica que se mantém, com o objetivo de perpetuar as nossas memórias”, e acrescentou que “se os jovens não tiverem memória a culpa é só nossa”, numa alusão à importância de passar e contar a história do 25 de Abril às gerações futuras”.

O programa das Comemorações do 25 de Abril, coorganizado pela Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém e pela Câmara de Santarém, conta com várias entidades, na coorganização de vários eventos e várias parcerias, aos quais a organização agradece a ampla participação e apoio.

A organização referiu que a programação tem como objetivo ser o mais diversificada possível, de modo a oferecer iniciativas para todas as faixas etárias, tendo sempre como fio condutor, a sua ligação aos valores de Abril. As actividades vão do teatro, ao cinema, música, exposições, lançamento de livros, histórias para crianças, desporto, entre outras.

Todas as manhãs de sábado, em abril, a Livraria Aqui Há Gato organiza sessões com o Coronel Correia Bernardo (Capitão de Abril), com Natércia Maia, viúva de Salgueiro Maia, com João Moreira Oliveira( Professor do 1º Ciclo), com Catarina Sobral (autora de livros ilustrados premiados) e com Anabela Ferro /(costureira), para contar aos mais novos situações diversas, vividas, antes e depois do 25 de Abril.

No dia 3 de abril, às 11h00, na data do falecimento do Capitão Salgueiro Maia, junto à sua estátua, no Jardim dos Cravos, é feito um tributo ao Herói de Abril, com a presença de familiares, entidades públicas e oficiais.

No dia 8 de abril, há Concerto NOVO ABRIL com as bandas: MÔNO! – PUNK D’AMOUR – BICHOS – SOPAS DE CHAVALO CANSADO, no Fórum Actor Mário Viegas.  Dia 16 de abril, às 16h00, o Jornal Correio do Ribatejo é palco da apresentação do livro “OS CANHÕES DE SANTARÉM QUE FLORIRAM EM LISBOA”, da autoria de Jaime Fernandes, com testemunhos de ex-presos políticos.

Dia 22 de abril, às 21h30, o Teatro Sá da Bandeira, é palco do Concerto “Janelas de Abril”, pelo Conservatório de Música de Santarém.  No dia 24 de abril, às 21h30, o Teatro Sá da Bandeira é palco do espetáculo “Abrilarte”, que conta com a exibição de produções artísticas dos agentes culturais de várias freguesias do Concelho, tais como, o Grupo Tocata de Cavaquinhos da UTIS, Escola de Música “Sons do Alviela”, poesia de Maria da Encarnação Alexandre, Rancho Folclórico da Sociedade Recreativa e Educativa da Romeira, entre outros participantes. No Dia da Liberdade, dia 25 de Abril, as atividades têm início às 09h00, no Jardim da Liberdade, com animação de Rua, atividades desportivas, jogos tradicionais e animações culturais, artísticas e recreativas para crianças.

Às 11h00, decorre a Cerimónia “Cravos para Salgueiro Maia”, no Jardim dos Cravos. Cerimónia evocativa do 25 de Abril, com a presença de familiares, amigos, entidades públicas e oficiais. Participação das Escolas com leitura de texto escrito por aluno(a) do Ensino Secundário. Música com a Banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho. Às 12h30, o antigo refeitório da ex Escola Prática de Cavalaria de Santarém Acolhe o tradicional ALMOÇO FESTIVO DO 25 DE ABRIL, Convívio “Revolução dos Cravos”. Inscrições no Posto de Turismo de Santarém. Das 14h30 às 16h30, o Coreto do Jardim da República acolhe PINTURA ARTÍSTICA, com crianças, e animação musical com a Banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho.

A partir das 17h30, a Igreja de Nossa Senhora da Graça é palco do  ENCONTRO DE COROS – tradicional concerto integrado no projeto “Abril Mês do Coro”, com Grupo Coral da Camacha (Madeira), Grupo Coral da Jobra de Albergaria a Velha, e Coro do Círculo Cultural Scalabitano, que comemora o 44º Aniversário. No dia 7 de maio, tem lugar um PASSEIO NO TEJO – recriação dos passeios no final dos anos 40, E VISITA AO MUSEU DO NEO-REALISMO, em Vila Franca de Xira.

Para mais informações, consulte aqui o Programa: http://www.cm-santarem.pt/pracapubl…

www.cm-santarem.pt