Início ECONOMIA SANTARÉM – Oportunidades dos fundos comunitários explicados às IPSS

SANTARÉM – Oportunidades dos fundos comunitários explicados às IPSS

Nos dias 14 e 15 de julho, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, reuniu as entidades da economia social do Ribatejo para apresentar e clarificar as oportunidades para o setor no âmbito do Portugal 2020.No total, os dois seminários organizados pela NERSANT, em Santarém e Torres Novas, reuniram cerca de uma centena de entidades, que acederam ao apelo da associação para se informarem sobre as oportunidades para o setor no âmbito do Portugal 2020.
As oportunidades na área dos investimentos sociais foi um dos temas explicados pela NERSANT, que informou os presentes que este fundo têm como objetivos apoiar a reconversão, remodelação, ampliação e adaptação infraestrutural da rede social e solidária, viabilizando a promoção de respostas de qualidade aos utentes dos serviços. Tem como ações elegíveis operações e ações de construção, reconversão, ampliação, remodelação e adaptação dos espaços físicos e aquisição de equipamentos da rede de equipamentos sociais, bem como o apetrechamento e ou substituição de equipamento móvel.
Também o POSEUR, nomeadamente as oportunidades no âmbito da eficiência energética e da utilização das energias renováveis foram apresentadas nas duas sessões. A NERSANT explicou que se tratam deprojetos de investimento que promovam a implementação de ações que visem aumentar a eficiência energética e a utilização de energias renováveis para autoconsumo, contribuindo para a promoção da eficiência energética e a redução da fatura energética.
Os critérios de elegibilidade, despesas elegíveis e taxas de financiamento para cada um dos projetos foram dados a conhecer pela NERSANT, que foi esclarecendo as dúvidas das entidades ao longo dos seminários.António Campos, Presidente da Comissão executiva da NERSANT, esteve presente em ambas as sessões. Afirmou que com estes mecanismos, “as entidades têm uma oportunidade de melhorar os seus equipamentos, bem como de reduzir os custos com a fatura energética”, tendo dito ainda que “as IPSS´s devem pensar a eficiência energética como uma aplicação financeira.” Justificando ainda a realização destas sessões, António Campos afirmou que “não queremos que as instituições não tomem decisões por falta de informação.”
Para mais informações sobre cada um destes programas, os interessados devem contactar a NERSANT através dos contactos portugal2020@nersant.pt ou 249 839 500.