Início CULTURA SANTARÉM – Município assinou contratos do Programa de apoio financeiro ao associativismo...

SANTARÉM – Município assinou contratos do Programa de apoio financeiro ao associativismo desportivo

O Município de Santarém assinou, no Convento de S. Francisco, os contratos do PAFAD – Programa de apoio financeiro ao associativismo desportivo do Concelho, numa cerimónia, que contou com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, de Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, e de Carlos Coutinho, Diretor do DECDS – Departamento de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, da Câmara de Santarém. O Município de Santarém aprovou em Reunião do Executivo, a distribuição do apoio financeiro de 350 mil euros pelos clubes/associações de Associativismo Desportivo, através do Programa de Apoio à Formação Desportiva (PAFD), no âmbito do programa do Regulamento de Apoio e Financiamento do Associativismo Desportivo (RAFAD).

O Presidente da Câmara aproveitou a oportunidade para referir que estes apoios espelham o trabalho desenvolvido pelos clubes do Concelho, mesmo quando vivemos em situação de Pandemia COVID-19, que levou a um início de época desportiva atípica, sem competições, na quase totalidade dos escalões de formação. Os apoios ao Programa de Apoio à Formação Desportiva e Atividade Regular e ao Programa de Apoio às competências vão ser transferidos pelo Município para os clubes em duas tranches, previstas para maio e para setembro, sendo recebidos 50% em cada tranche.

Apesar de parte da época ter ficado comprometida com as limitações impostas pela pandemia da COVID-19, impedindo a finalização de vários quadros competitivos, o Município manteve o valor de apoio, no reconhecimento de que o associativismo desportivo muito tem trabalhado para garantir a prática desportiva dos jovens no Concelho. Recorde-se que o RAFAD apoia exclusivamente as associações sediadas no concelho de Santarém, e que garantam a prática desportiva regular aos escalões de formação (até 18 anos). O montante de 350 mil euros, bem como critérios e coeficientes de ponderação, foram aprovados e analisados favoravelmente pelo Conselho Municipal de Desporto.