Início REGIONAL SANTARÉM – “Loja do Cidadão de Santarém” assinala o 8º aniversário no...

SANTARÉM – “Loja do Cidadão de Santarém” assinala o 8º aniversário no dia da inauguração do “Espaço Cidadão de Póvoa da Isenta”

No dia em que a Loja do Cidadão de Santarém comemorou o oitavo aniversário, foi também dia de festa na Póvoa da Isenta, com a inauguração do seu “Espaço Cidadão”, na sede da Junta de Freguesia. Um evento que contou com a participação especial de Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e da Modernização, em ambos os momentos. Na celebração do oitavo aniversário da Loja do Cidadão, que conta já com mais de 1,02 milhões de atendimentos ao público (1 027 353), João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Margarida Balseiro Lopes fizeram o descerramento da placa alusiva à data. Um momento abrilhantado pela Tuna Académica Feminina “Sal e Tuna”, da Escola Superior de Desporto, do Instituto Politécnico de Santarém, que tocaram e cantaram vários temas da música tradicional portuguesa. Um evento que contou com a presença, entre outros, de Beatriz Martins, Vice-presidente da CMS, Carlos Martinho, Vereador da CMS, João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, e de José João Pedro, Presidente da Junta de Freguesia de Póvoa da Isenta. Seguiu-se a inauguração do Espaço Cidadão de Póvoa da Isenta, com o descerramento da placa alusiva. Na sua intervenção, João Teixeira Leite começou por congratular o “trabalho desenvolvido em diversas áreas tão fundamentais, como a modernização administrativa, que permite colocar as novas tecnologias ao serviço e a responder de uma forma eficaz e eficiente à população. Mas também no âmbito das políticas públicas de juventude, pilar fundamental da nossa sociedade e que tão bem o Governo e a pasta que a Senhora Ministra tutela têm desenvolvido em tão poucos meses, medidas importantes para ajudar concelhos como o nosso a fixar os nossos jovens e a permitir criar oportunidades para que eles possam, aqui no nosso país, desenvolver as suas capacidades”, referiu. O Presidente da CMS reforçou ainda que “Santarém vive um momento único na dinâmica do investimento privado, que é fundamental que exista. São as empresas que criam o emprego, o emprego é condição fundamental para fixar as populações, fixar os jovens nos nossos territórios”.

A Ministra da Juventude e da Modernização adiantou que “as autarquias têm sido parceiras incríveis nesta jornada, simplificando a vida das pessoas num único Espaço. Muitas vezes, sei que nestes Espaços e nas Lojas, as questões e os problemas que estas pessoas ajudam a responder, vão muito além do catálogo que consta de serviços, onde temos cerca de 70 serviços de 15 entidades diferentes”, lembrou. Margarida Balseiro Lopes sublinhou que “vamos continuar a apostar no digital, mas a crescer também no contacto presencial, levando mais serviços para estes Espaços Cidadão”, concluiu. Na sua intervenção, José João Pedro afirmou que “a abertura do Espaço Cidadão de Póvoa da Isenta representa um marco significativo no compromisso das nossas instituições públicas com a proximidade, a modernização e a acessibilidade, a importância da descentralização de serviços públicos para as gentes desta terra”. Considerando que “o Espaço Cidadão nasce com o objetivo claro de facilitar a vida de todos os munícipes. Neste local, encontrarão um ponto de apoio onde poderão aceder uma variedade de serviços, desde a renovação de documentos, bem como o esclarecimento de questões frequentes. Tudo num único local, com tecnologia moderna e uma equipa preparada para auxiliar na melhor maneira possível”. José João Pedro lembrou que “este espaço é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do esforço conjunto entre o Governo, as Autarquias Locais e as comunidades. Representa a aposta na descentralização e na democratização de acesso aos serviços públicos, assegurando que ninguém é excluído”, concluiu. www.cm-santarem.pt