A atual estratégia municipal para captação de investimento privado proporciona uma atração de 411 milhões de euros e cria centenas de postos de trabalho. “O Município de Santarém posiciona-se, cada vez mais, como um agente impulsionador do desenvolvimento económico local. Assim, dando continuidade à sua política de promoção da competitividade territorial, temos bem definido o plano de ação que tem vindo aumentar a notoriedade do Concelho perante os investidores privados.” afirma João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém. Entre os principais investimentos, destaca-se o Novo Hospital da Luz Ribatejo, com um investimento de 58 milhões de euros, que trará avanços importantes na área da saúde e criará vários postos de trabalho diretos e indiretos. Além disso, a construção de um novo hotel, localizado junto ao Jardim de Vale de Estacas, com um investimento de 20 milhões de euros promete incrementar a oferta turística local. A Base Logística “Panattoni Park Santarém” também já está em desenvolvimento e conta com um investimento de 25 milhões de euros, reforçando a infraestrutura logística da região. O grupo Valsabor, em parceria com os grupos Montalva e Maporal, está a investir 4 milhões de euros na unidade industrial Petaqua, dedicada à conversão de subprodutos de origem animal em energia e proteína, ocupando uma área de 6.000 metros quadrados e criando mais de 20 empregos, bem como na ampliação da unidade industrial na Freguesia de Alcanede no valor de 15 milhões de euros. Ainda nessa mesma freguesia o grupo Lhoist – Lusical está a investir 1.5 milhões de euros e a Pedramoca, do setor da extração da pedra, está a renovar o seu parque de máquinas num investimento de 3 milhões de euros.
A Fravizel está a investir 29 milhões de euros na ampliação das suas instalações na Zona de Desenvolvimento Económico de Alcanede, visando a construção de uma nova unidade de fabrico de maquinaria. Em fase de arranque estão também os investimentos de 5 milhões de euros da Bonduelle e 7 milhões de euros da Marques Lda, ambos contribuindo para o crescimento empresarial local. No Centro Histórico de Santarém, o ISLA Santarém – Instituto Politécnico está a investir 1.5 milhões de euros num imóvel junto à Igreja S. João de Alporão com o objetivo de criar uma residência de estudantes que disponibilizará 40 camas para alojamento. A Unidade de Execução do Município de Santarém e a AGPG, Sociedade Imobiliária, Lda vão criar uma nova dinâmica e novas infraestruturas comerciais no “Acesso Norte” da Cidade num investimento de 30 milhões de euros. Já na vertente desportiva, estão a ser realizados investimentos de aproximadamente 2 milhões de euros, junto ao Retail Parque e ao Hospital de Santarém. Destes investimentos irão surgir dois complexos desportivos com campos de Padel.
O Presidente da Câmara de Santarém reforçou que “os investimentos privados em curso no Concelho, representam um impulso económico significativo e um desenvolvimento promissor para a região. Temos potencializado a capacidade de atração de investimento em Santarém, onde vemos como objetivo prioritário aumentar a criação líquida de postos de trabalho”. Recentemente, foram anunciados projetos em fase de licenciamento, como o Fresh 52, que promete inovar o setor agrícola com um investimento de 85 milhões de euros na construção da primeira fábrica da Europa de cenouras baby, localizada na Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes, e a Nova Base Logística Magna, que com a sua localização prevista para a Freguesia de Almoster, será também um marco no desenvolvimento regional, com um investimento de 125 milhões de euros. No total, os investimentos em questão somam mais de 411 milhões de euros, com 201 milhões de euros já em execução e 210 milhões de euros previstos para iniciar em 2025. A Câmara Municipal de Santarém reafirma o seu compromisso em criar um ambiente favorável ao investimento privado, promovendo o desenvolvimento económico e a criação de emprego. Santarém está de portas abertas para acolher novos projetos que contribuam para o progresso e bem-estar da nossa comunidade.