Início POLÍTICA SANTARÉM – Francisco Dinis é o novo presidente da Juventude Socialista

SANTARÉM – Francisco Dinis é o novo presidente da Juventude Socialista

Decorreu, no Cartaxo, o XVIII Congresso Federativo da Juventude Socialista que elegeu Francisco Dinis como Presidente da Federação da JS Santarém, em lista única para um mandato de dois anos, adstrito à moção global de estratégia “Unidos pelo Distrito de Santarém-Consolidar o Presente para Vencer o Futuro”. Neste congresso, a JS Tomar fez-se representar por uma comitiva composta por Joana Silva Dias, Diogo Sereno, Miguel Pestana, Carolina Figueiredo, David Sousa, Tiago Gonçalves e pela presidente de concelhia Sara Marques Costa.

Joana Silva Dias, atual Presidente da Assembleia de Militantes da JS Tomar, apresentou uma moção setorial subordinada ao tema, “Por uma maior inclusão de Militantes (JS) em Listas Autárquicas”, onde apela que nas próximas autárquicas haja uma maior integração de jovens socialistas nas diversas listas, nas suas palavras ressalva-se que “Se este espaço não existir, é muito difícil executar aquela velha máxima. É necessário que os princípios da política sejam justos e verdadeiros. Esta velha máxima da política não serve apenas para iludir-nos, mas sim para demonstrar a importância que a irreverencia pode e deve ter neste contexto. Hoje, ainda ouvimos muito uma frase, “com jovens não se ganham eleições”, deixem-me que vos diga ainda outra coisa, todos somos precisos, todos somos importantes e todos temos um contributo a dar pelo nosso concelho/freguesia, sejam jovens ou outra pessoa qualquer, não se pode usar como desculpa a idade para não haver representatividade. Os jovens são o segmento populacional mais importante para manter a vitalidade e evitar a estagnação ou desaparecimento estrutural de concelhias».

Este congresso ficou marcado também pelas presenças de dirigentes distritais e nacionais do Partido Socialista como o Presidente de Federação do PS Santarém António Gameiro, o deputado Hugo Costa, a Presidente de Departamento Federativo das Mulheres Socialistas Maria da Luz Rodrigues, assim como de dirigentes nacionais da Juventude Socialista.

No rescaldo, a JS de Tomar elegeu sete comissários distritais – o que representa assim a maior representatividade na Comissão Política Distrital – casos de Joana Silva Dias, David Sousa, Miguel Pestana, Carolina Figueiredo, Bernardo Vigário e a presidente da JS Tomar, Sara Marques Costa. O Secretariado da Juventude Socialista de Tomar