Início CULTURA SANTARÉM – Francisco Camilo cumpre desafio do FITIJ de Pintura de Mural

SANTARÉM – Francisco Camilo cumpre desafio do FITIJ de Pintura de Mural

Francisco Camilo, jovem artista de Santarém, que estudou Artes na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém, já cumpriu o desafio lançado em 2015 pelo FITIJ – Associação Cultural do Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, de pintura de um Mural, por baixo do passadiço do Centro Comercial W Shopping. A Pintura do Mural, que contou com o apoio da Câmara de Santarém, do W Shopping, da Fundação Inatel e do FITIJ – Associação Cultural, foi inaugurado esta manhã, dia 22 de dezembro, por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, Jorge Rodrigues e Ricardo Rato, vereadores da Câmara de Santarém, Rui Rosa, Administrador do Centro Comercial W Shopping, Carlos Oliveira, do FITIJ, Fernando Lopes do INATEL de Santarém, e Manuel Lourenço, Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado. Os membros do FITIJ e amigos, associaram-se a esta iniciativa.

Francisco Camilo realizou esta intervenção artística por baixo do passadiço do W Shopping, que conta com o apoio dos responsáveis do W Shopping. Após resolvidas as questões processuais, este ano foi possível reunir as condições para que a obra fosse executada. Esta obra de arte pública, nesta zona central da Cidade, acontece pela primeira vez, e cumpre um dos desejos de Francisco Camilo, quanto à intervenção em espaços públicos de Santarém. A pintura do Mural teve início durante a edição deste ano do Festival FITIJ, que também tem como objetivo dar a conhecer os novos valores artísticos emergentes do Concelho e criar marcas distintivas que possam ser uma referência, no modo como os Scalabitanos passam a olhar a Cidade e os seus equipamentos. O jovem artista Scalabitano tem deixado o seu talento pictórico, nos últimos anos, em vários países da Europa, tais como a Roménia, Irlanda, Inglaterra e Portugal, e fica, a partir de hoje, registado na capital do Distrito de Santarém.

Com o título “Dream Walkers”, Francisco Camilo explica esta intervenção de Arte urbana: “Figuras que atuam como musas da capital Scalabitana. São musas que anunciam a mudança, voam num espaço etéreo e transportam consigo uma cidade que se elevará ausente do peso da materialidade. Figuras como uma espécie de elementais. Umas musas que anunciam a era da mente e a emancipação cultural das terras lusas. Dos seus cabelos, raízes e corpos etéreos saem formas tridimensionais (emergem literalmente da parede), formas que evidenciam esta fuga daquilo que é apenas a representação para atuar no mundo real. Intervenção no espaço urbano com a criação de figuras como uma espécie de elementais. São cabeças gigantes que flutuam no espaço e transportam consigo (como se fossem cabelos) uma série de outros elementos: planetas, raízes, sólidos que se tornam em elementos arquitetónicos da cidade. Pretende-se que as cabeças destas figuras flutuem no espaço de toda a superfície intervencionada e que alguns dos sólidos figurados emerjam da parede como peças de escultura elaboradas em plástico. “ www.cm-santarem.pt