SANTARÉM – Feira Nacional de Agricultura abre portas neste sábado

SANTARÉM – Feira Nacional de Agricultura abre portas neste sábado

A 52ª Feira Nacional de Agricultura / 62ª Feira do Ribatejo, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, abre portas no próximo sábado e prolonga-se até 14 de junho, tendo a “Floresta Portuguesa” como tema central e incluindo vasto conjunto de seminários e colóquios técnicos sobre diversas temáticas relacionadas com o setor.Durante os nove dias do certame, os visitantes vão contactar o setor agrícola português em todas as suas vertentes: maquinaria, equipamentos, serviços, fatores de produção e também produtos agroalimentares resultantes das melhores e mais avançadas técnicas e práticas agrícolas.Com mais de 203 mil visitantes registados na edição anterior, incluindo 30.000 profissionais, a Feira Nacional de Agricultura é a mais importante e representativa montra da agricultura portuguesa. O debate dos principais temas da atualidade agrícola constitui um pólo de atração para os profissionais do setor, não apenas pelo grande número de colóquios e seminários a realizar mas também pela diversidade de temáticas a abordar. Recorde-se que nas três últimas edições cerca de seis mil profissionais participaram nestas iniciativas.O evento integra o Salão Prazer de Provar, que reúne no mesmo espaço os melhores vinhos, azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros, incluindo várias iniciativas especialmente pensadas para juntar produtores, consumidores e profissionais. Em simultâneo, decorrerá a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant, e a Lusoflora de verão – Exposição e Venda de Flores e Plantas de Portugal, organizada pela APPFN.A Feira contará com a participação de várias personalidades, marcando a agenda política e económica ao longo dos nove dias do evento e contribuindo também para o debate em torno programas e das políticas do setor agrícola. O certame conta, na zona exterior, com uma exposição de maquinaria agrícola que permitirá aos visitantes observar e experimentar os modelos inovadores.A AIFF – Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal vai estar presente na Feira com um espaço dedicado à floresta, contando com a participação de algumas das empresas mais representativas do setor.

Novidades na Feira – Com um investimento global de 1 milhão de Euros a Feira de 2015 apresenta diversas inovações, disponibilizando condições de elevado nível, tanto a quem escolheu este evento para promover as suas marcas e produtos quanto para quem visita o evento.O bem estar e a comodidade dos visitantes é uma preocupação constante na Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, pelo que nesta edição realizou-se um investimento significativo na melhoria de condições para quem visita a feira.A Nave C e a área de restauração exterior vão contar com “sistemas de arrefecimento” que permitirão a empresas e clientes um maior conforto térmico e as próprias ruas terão diversas “zonas de sombreamento” para comodidade de todos aqueles que as frequentam. Na zona pecuária foram instaladas novas estruturas, que irão permitir melhores condições aos animais, melhor organização e concentração numa só zona dos efetivos em exposição com um novo espaço. Deste modo, os visitantes poderão apreciar equinos, bovinos, caprinos, ovinos e suínos, entre outras espécies, sem percorrer grandes distâncias.Por outro lado, no âmbito do Salão Prazer de Provar, os visitantes poderão provar alguns dos melhores vinhos de Portugal, como já é habitual. Este ano, a novidade é degustar estes magníficos produtos portugueses pelo valor de apenas 0,50 €. Na compra do copo, receberá de imediato dois vouchers de prova gratuitos.

Em 2015, a Feira assume um compromisso com a reciclagem. Em parceria com a Resitejo – Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo, o recinto terá diversas “baterias” para separação dos resíduos (Papel, Vidro e Embalagens). Neste contexto, a Resitejo vai dinamizar um espaço com 150 m2 cujo objectivo é alertar para a importância desta temática. Paralelamente, e em colaboração com a empresa Rui Neta, Lda, também se fará a recolha de óleos alimentares.Na edição deste ano, a Feira Nacional de Agricultura e a CP estabeleceram para este evento uma parceria que permitirá aos visitantes do certame viajar de comboio com bilhetes mais baratos.Neste âmbito, a CP – Comboios de Portugal proporcionará aos visitantes da Feira 30% de desconto, em viagens de ida e volta, em qualquer classe, entre os dias 5 e 15 de junho de 2015, nos comboios Alfa Pendular, Intercidades, Regionais e Inter-regionais. O desconto é válido para viagens com destino/origem a estação de Santarém, mediante apresentação de comprovativo de entrada no evento, não sendo cumulativo com outros descontos ou promoções em vigor.

Concursos Nacionais – Os produtos premiados nos Concursos Nacionais, nomeadamente “Os Melhores dos Melhores”, que decorreram entre dezembro e maio, estarão em exposição no Salão Prazer de Provar, permitindo assim o contacto direto do consumidor com o que de melhor se faz no nosso setor.Estas iniciativas foram realizadas em prova cega e tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.Os Concursos Nacionais cumprem uma dupla funcionalidade, estimulando concorrência e promovendo a competitividade entre os concorrentes, e disponibilizando aos consumidores uma forma de reconhecimento da qualidade dos produtos como denominação de origem.Cumprindo o objetivo de premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses Feira vai ser palco das cerimónias de entrega de prémios dos vários Concursos.No dia 7 de junho terá lugar a entrega de prémios dos Concursos organizados em conjunto com a Qualifica.No dia 8 de junho o destaque é dado ao Azeite, com a entrega de prémios do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, organizado conjuntamente com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.No dia 12 de junho, destaca-se a Entrega de prémios do Concurso Nacional de Mel e Embalagens de Mel que o CNEMA promove em conjunto com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.
Prazer de Provar – O Salão Prazer de Provar reúne no mesmo espaço vários produtos de grande qualidade: azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares. Estão abertas à participação dos visitantes iniciativas como “A Padaria da Feira”, que colocará à disposição do público vários tipos e formato de pão. Por outro lado, na “Mercearia da Feira” será possível adquirir vários produtos dos vários expositores, decorrendo “Provas na Cozinha” com mostras e degustações de produtos ou harmonizações entre Vinhos/Azeites, entre outras atividades.

Exposição do Mundo Rural – Estará em exposição uma mostra alargada de diferentes raças autóctones bovinas, nacionais e internacionais, assim como dezenas de equinos, representando as principais coudelarias nacionais, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos e ovinos.Destaca-se também uma grande exposição de galinhas poedeiras, mostra que contará com cerca de 500 exemplares e permitirá aos visitantes observar o comportamento destes animais ao ar livre.A Feira Nacional de Agricultura terá patente uma ampla exposição e demonstração de maquinaria agrícola, equipamentos e serviços de agricultura, equipamentos e artigos comerciais, bem como a representação das associações e cooperativas do setor.

Gastronomia – Os visitantes da Feira Nacional de Agricultura poderão saborear os melhores produtos portugueses. Participam na Feira diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e tasquinhas regionais promovidas por associações e coletividades do concelho de Santarém. O evento conta ainda com a participação de expositores que irão colocar à disposição do público queijos, enchidos, doces tradicionais, entre outros.

Fersant – Pelo sexto ano consecutivo, numa parceria com o NERSANT, a Feira Nacional de Agricultura conta com a presença da FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, iniciativa que pretende representar a economia da zona.

Lusoflora de verão – Durante a 2ª Feira Nacional de Agricultura, decorre a 3ª edição de verão da Lusoflora – Exposição e Venda de Flores e Plantas de Portugal. Num espaço dedicado à horticultura ornamental, para além de exposição e venda de plantas ornamentais e flor de corte, destaca-se a presença dos fornecedores de bens e serviços associados a esta atividade agrícola, numa área privilegiada de negócios e contactos.

Animação – Os visitantes poderão usufruir de espaços dedicados a iniciativas da região como largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, atividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular.

No Palco 1 destaca-se:
•TheGift (06 junho)
•Tiago Bettencourt (09 junho)
•David Antunes (09 junho)
•Os Azeitonas (12 junho)
•Anselmo Ralph (13 junho)
No Palco 2 o programa é o seguinte:
•A Partir Tudo (06 junho)
•Sevilhanas (06 e 13 junho)
•A Melhor Voz das Escolas (08 junho)
•Eden (09 junho)
•Baile à Moda Antiga (11 junho)
•Hi-Fi (12 de junho)
O Jardim Interior da Nave B terá um espaço de animação organizado pelo Teatro Sá da Bandeira:
•RabbitHole (06 junho)
•Erva Daninha (08 junho)
•Óscar Silva (12 junho)
•Os Impensamentais (13 junho)

Corrida 100º Aniversário Grupo Forcados Amadores de Santarém – A Feira Nacional de Agricultura associa-se também à corrida de toiros comemorativa do 100º Aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, que decorre no dia 6 de Junho, pelas 17h00, na Praça Celestino Graça. Na Nave C, Ranchos Folclóricos, Grupos de Música Tradicional, Grupos de Música Popular, Grupos de Acordeões, Cantadores ao Desafio, entre outros, vão criar um ambiente festivo e tradicional. Aos fins de semana e feriado do dia 10 de junho destacam-se os ranchos folclóricos do concelho de Santarém, com danças e recriação de Mercados Tradicionais.

Exposição de pintura, fotografia e ciclo de cinema – Os visitantes da Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo poderão visitar exposições de pintura e fotografia.O Grande Auditório acolherá a exposição de pintura intitulada Temáticas VII, de César Pires. Na área de fotografia, este ano é dado destaque à criança, através de uma exposição subordinada ao tema “A Criança na Feira”, onde se apresentam várias perspetivas da presença dos mais novos, ao longo dos anos, na maior feira agrícola de Portugal.Decorrerá ainda um Ciclo de Cinema dedicado ao Mundo Rural, em conjunto com o Cineclube de Santarém As sessões decorrerão no dia 3 de junho, no Teatro Municipal Sá da Bandeira e nos dias 8, 10 e 12 de junho, no Estúdio do CNEMA, sempre às 21.30.

Autocarro Gratuito – Durante a Feira Nacional de Agricultura, o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, coloca um autocarro gratuito ao serviço da população. O autocarro vai circular entre 09h00 e as 03h00 (no dia 14 de junho funcionará até às 20h00), com frequência aproximada de hora a hora nos dias úteis e de meia em meia hora aos fins de semana e feriados. A Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo apresenta-se, assim, como um espaço privilegiado de contactos e negócios, além de constituir uma oportunidade para as empresas promoverem os seus produtos ou os seus serviços.

HORÁRIOS
6 a 13 de junho
Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 – 22h30
Nave B: 10h00 – 22h30
Nave C: 10h00 – 00h00
Zona Exterior: 10h00 – 22h30
Atividades Lúdicas:10h00 – 03h00
Domingo, 14 de junho
Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 – 20h00
Nave B: 10h00 – 20h00
Nave C: 10h00 – 20h00
Zona Exterior: 10h00 – 20h00
Atividades Lúdicas:10h00 – 20h00

ENTRADAS
Bilhete Simples: 7,00 € (Permite uma única entrada)
Cadernetas de 10 Bilhetes: 45,00 € (Cada bilhete permite uma única entrada. À venda até 5 de junho)
Livre-Trânsito: 20,00 € (O Livre – Trânsito permite visitar a feira a qualquer hora e várias vezes por dia)
Dia 8 de junho: Entrada Gratuita
Todos os Dias: Entrada gratuita para crianças até aos 11 anos (inclusive)
Parque de Estacionamento: Gratuito
Nota 1 : O Bilhete Simples, o Livre – Trânsito e as Cadernetas de Bilhetes permitem o acesso à Feira Nacional de Agricultura e aos espetáculos
Nota 2: O Bilhete Simples já está à venda na Ticketline em http://ticketline.sapo.pt/evento/feira-nacional-de-agricultura10835 e na Bilheteira Online dos CTT em http://www.ctt.pt/feblh/sku.jspx?shopCode=BLHT&itemCode=150629&idShow=150629&categoryCode=25000000634
Nota 3 – A Caderneta de Bilhetes e os Livre – Trânsito já estão à venda na Bilheteira Online dos CTT: http://www.ctt.pt/feblh/sku.jspx?shopCode=BLHT&itemCode=150629&idShow=150629&categoryCode=25000000634