Início REGIONAL SANTARÉM – Duas centenas de pessoas na nova vida da Escola Básica...

SANTARÉM – Duas centenas de pessoas na nova vida da Escola Básica de Almoster

Mais de duas centenas de pessoas marcaram presença na inauguração da ampliação e requalificação da Escola Básica de Almoster. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, Jorge Rodrigues, Ricardo Rato, José Santos e Virgínia Esteves, vereadores da Câmara de Santarém, João Neves, Presidente da Junta de Freguesia de Almoster, Francisco Neves, Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – DGEstE, Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Manuela Faria, Coordenadora da Escola Básica de Almoster, alunos, pais e população em geral, viveram momentos de grande emoção, ao longo da cerimónia, que contou com momentos de poesia, música e dança, pelos alunos desta escola, por um grupo de avós dos alunos, coordenadas por Serafina Moreira, e do Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito, dirigido por Vítor Gaspar.

A Escola passa a dispor duma estrutura com um hall, duas salas para alunos do primeiro ciclo, uma sala para jardim-de-infância, uma sala polivalente, uma copa de apoio, uma zona para funcionários, sanitários novos, com uma parte adequada aos alunos do pré-escolar, e outro WC para pessoas com mobilidade reduzida. A obra, orçada em cerca de 250.000 euros, proporciona melhores condições pedagógicas, uma vez que, nas turmas que reuniam os quatro anos de escolaridade em três estabelecimentos dispersos, passa a existir uma turma para alunos de primeiro e segundo ano e outra para alunos de terceiro e quarto ano.

A Escola Básica de Almoster faz parte do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, e conta, atualmente com 22 crianças a frequentar o ensino Pré-Escolar e 22 a frequentar o 1º Ciclo, tendo em conta que alguns dos alunos, sobretudo de Casal da Charneca, passaram para a escola da freguesia vizinha da Póvoa da Isenta. O Executivo Municipal vai continuar a apostar na Educação, nomeadamente, através do investimento nas obras nas escolas básicas da Portela das Padeiras e do Vale de Santarém, de modo a adequar o Parque Escolar do Concelho às necessidades, e dando assim resposta às situações em que a Carta Educativa aponta como aquelas que necessitam de intervenção mais urgente. A par destas obras, vão ser feitas intervenções na Escola Básica de Amiais de Baixo, e na Escola do Mergulhão. www.cm-santarem.pt