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SANTARÉM – Distrito na trágica lista de mortes nas estradas nacionais dentro desta quadra festiva

Portugal lamenta a morte de 22 pessoas nas estradas dentro desta quadra festiva, entre o Natal e a Passagem de Ano. Dentro desta trágica lista, registo para uma vítima do distrito de Santarém, sendo que Porto (5) e Lisboa (5) foram os territórios com maior número de mortes. Aliás, comparativamente com a realidade do ano passado, lamentam-se mais seis óbitos. No mesmo período, registaram-se 5745 acidentes, mais 797 que no período homólogo, dos quais resultaram 81 feridos graves (menos 2 que no ano anterior) e 1316 feridos leves (menos 62). O aumento da sinistralidade no Natal e Ano Novo de 2022/2023, traduziu-se num crescimento, face ao período homólogo de 2021, no número de vítimas mortais de 22,3%, no número de acidentes de 16,1% e, numa diminuição de 3,9% no número de vítimas totais. As 22 vítimas mortais entre os dias 19 de dezembro de 2022 e 2 de janeiro e 2023 foram provenientes de 21 acidentes nos distritos de Porto (5), Lisboa (4), Faro (3), Aveiro (2), Setúbal (2), Beja (1), Coimbra (1), Leiria (1) e Santarém (1), e bem como nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com uma vítima mortal em cada. Nos restantes 9 distritos do país – Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu o objetivo de zero mortos nas estradas portuguesas foi atingido. Cerca de 68% das vítimas mortais ocorreram em arruamentos (9 Vítimas Mortais (VM), 41% do total) e estradas nacionais (6 VM, 27 % do total) e cerca de 32% ocorreram em autoestradas (3 VM, 14% do total), no Itinerário Complementar n. º2 (2 VM, 9% do total), e noutras outras vias (2 VM, 9% do total). Nos acidentes com vítimas mortais, predominaram as colisões que originaram 11 vítimas mortais (cerca de 50% do total), envolvendo 22 veículos ligeiros, um motociclo e duas trotinetas. Os acidentes por despiste, originaram sete mortos (32% do total), por parte de 4 veículos ligeiros, um veículo pesado, um motociclo e um ciclomotor. As restantes quatro vítimas mortais (18% do total), foram originadas em acidentes com atropelamentos com três veículos ligeiros e um veículo pesado (de recolha de resíduos sólidos urbanos). As 22 vítimas mortais, 19 do sexo masculino, tinham idades entre 20 e 86 anos.