No âmbito das Comemorações dos 750 anos da morte de S. Frei Gil de Santarém, o Museu Diocesano de Santarém organiza, de 23 a 25 de outubro, diversas atividades que visam dar a conhecer esta importante figura de Santarém, para muitos desconhecida, e, ao mesmo tempo, evocar o tempo dos conventos e mosteiros que compunham a urbe scalabitana.
O evento inicia às 15h00, do próximo dia 23 de outubro, onde cerca de 250 crianças do 1º Ciclo vão participar no desfile denominado “Os Religiosos Doceiros”, trajadas de freiras e frades das diversas ordens religiosas que existiam em Santarém, reproduzindo o modo vivendis dos conventos e mosteiros. O desfile vai percorrer as ruas do centro histórico, começando e terminando na Praça Sá da Bandeira e passando pela Rua Serpa Pinto, Rua 1º de Dezembro e Rua Capelo Ivens. No final do desfile, as pessoas são convidadas a provar um doce que as crianças participantes do desfile vão confecionar.
Nos dias 24 e 25 de outubro, o Refeitório Jesuíta e o Pátio da Cisterna, que integram o espaço do Museu Diocesano, recebem uma mostra de doces conventuais do Mosteiro do Santíssimo Sacramento – Clarissas do Louriçal, do Mosteiro da Imaculada Conceição – Clarissas de Santarém, do Mosteiro de Singeverga – Beneditinos de Singeverga, Arrepiados de Almoster e Celestes de Santarém, Pastéis de Santo António (Pernes), Pastéis de Tentúgal, Ovos Moles de Aveiro e Doçaria Conventual de Portalegre, com entrada livre.
No dia 24 de outubro, a abertura está marcada para as 11h00, sendo que às 16h00 atua o grupo “Tocata Cavaquinhos”, da UITS e, às 21h00, o Conservatório de Música de Santarém. No domingo, dia 25 de outubro, a abertura é às 10h00, estando marcado para as 15h00 um show cooking no Refeitório Jesuíta pelo Chef internacional e nacional António Alexandre, participante no Chef’s Academy. A animação deste dia está cargo do “Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa”, a partir das 17h00.
S. Frei Gil foi médico, frade dominicano, taumaturgo, físico do rei, pregador, viveu no século XIII no Convento de S. Domingos, em Santarém, cujas relíquias estão expostas no Museu Diocesano deste 15 de maio, data da festa deste santo português, até abril de 2016. Estas comemorações, que se inserem na programação cultural do Museu Diocesano de Santarém, contam com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, da Fundação Manuel Leão, da Confraria de Gastronomia do Ribatejo, da Garval, do W Shopping e da Friferro.