REGIONAL

SANTARÉM – Comando Distrital da PSP assinalou 149 anos de existência em cerimónia que decorreu em Ourém

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Santarém comemorou 149 anos de serviço à população e Ourém acolheu a Cerimónia Comemorativ, momento solene que contou com a presença da Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco. As comemorações tiveram início com o hastear da Bandeira Nacional, a que se seguiu uma celebração eucarística na Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Após estes momentos e na presença do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Luís Carrilho, e do Comandante Distrital de Santarém, Luís Serafim, foi realizada uma formatura junto ao Teatro Municipal de Ourém, que contou com um grupo de “pequenos polícias” oriundos de estabelecimentos de ensino concelhios. Já na presença da Ministra da Administração Interna e do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, a Sessão Solene teve início na Sala Principal do TMO e foi abrilhantada com dois momentos musicais protagonizados por entidades oureenses: o Conservatório de Música e Artes do Centro e a Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém. Luís Serafim, Comandante Distrital da PSP de Santarém, iniciou as intervenções oficiais com um retrato histórico do Comando Distrital que dirige, realçando os objetivos e ambições para o futuro, sem esquecer que este é o terceiro maior Comando em relação a área geográfica, superado apenas por Lisboa e Porto. Seguiu-se a intervenção de Luís Miguel Albuquerque, que manifestou a sua satisfação por Ourém acolher estas importantes cerimónias distritais, relevando o imprescindível trabalho desenvolvido pela PSP na defesa da segurança, ordem pública e bem-estar da comunidade. O edil aproveitou o momento para sugerir uma reflexão sobre a organização das forças de segurança no concelho de Ourém, tendo em consideração a proximidade e a defesa das populações, além de lembrar a necessidade de reforço de recursos humanos no território e a disponibilidade, já manifestada, para implementar um sistema de videovigilância na cidade de Ourém.

O Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública sublinhou que o apoio das estruturas locais é um fator essencial para o cumprimento da missão da PSP e enalteceu a extensão e qualidade do trabalho promovido pelo Comando Distrital de Santarém. Este trabalho exemplar é digno de realce e segundo Luís Carrilho é o melhor prenúncio para o futuro desta estrutura que está prestes a completar século e meio de vida. A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, encerrou as intervenções oficiais com um justo reconhecimento da ação da Polícia de Segurança Pública do distrito de Santarém, sublinhando que a PSP é o garante da ordem e paz social. A governante reafirmou que Portugal é um país seguro e que a aposta no recrutamento, formação e qualificação da PSP continua a ser imprescindível para a construção de um país cada vez mais coeso e impulsionador da qualidade de vida da comunidade.

Após as intervenções oficiais, seguiu-se a atribuição de um conjunto de distinções e louvores a vários profissionais da Polícia de Segurança Pública, momento finalizado com a entoação do Hino Nacional. Com o término da Sessão Solene, realizou-se um almoço convívio na Sala Estúdio do Teatro Municipal de Ourém. Além do Executivo Municipal da Câmara Municipal de Ourém, também marcaram presença nestas comemorações vários autarcas do Distrito de Santarém, entre outras individualidades e representantes das forças de segurança. www.cm-ourem.pt