Início REGIONAL SANTARÉM – Centro Escolar do Sacapeito abriu as portas à Comunidade

SANTARÉM – Centro Escolar do Sacapeito abriu as portas à Comunidade

A autarquia scalabitana promoveu, dia 11 de setembro, o Dia Aberto do Centro Escolar do Sacapeito. As portas do Centro Escolar estiveram abertas para que pais e restante comunidade conhecessem de perto as instalações deste novo estabelecimento escolar. Estiveram presentes nesta sessão Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Manuel Lourenço, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Maria Luísa Oliveira, Diretora-Geral da Administração Escolar, Eugénia Marques em representação da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares e várias entidades e individualidades locais.

Após o descerramento da placa do Centro Escolar, Inês Barroso, vereadora da educação tomou a palavra e referiu que estaabertura era “um momento desejado há alguns anos e um momento de enaltecimento de uma educação diferenciadora e de qualidade”. Manuel Lourenço, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado mencionou que este era “um dia feliz para este agrupamento. Um Centro novo que vai ser um marco na educação e para cumprir este objetivo vão ser fundamentaistodos os profissionais que aqui vão trabalhar”. A este propósito, apresentou, a coordenadora deste estabelecimento escolar, a Educadora Filomena Lopes, além de todos os professores, educadores e pessoal não docente que assumirão esse compromisso.

Maria Luísa Oliveira, Diretora-Geral da Administração Escolar foi convidada a pronunciar algumas palavras neste dia de abertura do novo Centro Escolar, e após agradecer o convite que lhe foi dirigido, desejou um excelente ano letivo a todos os alunos, com votos para que saiam bem preparados, com as competências necessárias, beneficiando das ótimas condições e equipamentos disponíveis, que, cito, “são uma grande vantagem que vão proporcionar os meios, para que os elementos que aqui estão no âmbito do pessoal docente e não docente, possam pelo seu modo de vida criar uma cidadania escolar que vá permitir aos alunos as competências do século XXI, fundamentais para darem resposta aos desafios que vão enfrentar quando entrarem para a vida ativa”.

Por fim, Ricardo Gonçalves relembrou a todos os presentes que Santarém é diferenciadora em muitas áreas e que “na área da educação somos diferenciadores por termos bastante qualidade e isso deve-se aos professores e assistentes operacionais de qualidade, por termos excelentes infraestruturas e termos também alunos interessados e é para eles que estas obras são feitas!”. No fim desta sessão todos os presentes foram convidados a visitar as infraestruturas do novo Centro Escolar do Sacapeito que já conta com todas as salas equipadas, goza de um campo de jogo, espaços de recreio para ambas as valências, salas de estar para docentes e não docentes, cozinha, refeitório, ginásio e um gabinete médico.

O Centro Escolar dispõe, na sua totalidade, de 8 salas para o 1º Ciclo e 4 salas para o Pré-escolar. Este ano letivo 2015/2016 a ocupação será de 4 salas para o 1º Ciclo com o número total de 108 alunos e de 2 salas para o Pré-escolar com o total de 50 alunos. Durante a parte da tarde, e com o intuito de divulgar e valorizar o papel de todos os parceiros presentes na“Oferta de Recursos Educativos”, o Município de Santarém promoveu uma breve apresentação das 22 entidades parceiras, respetivasações e atividades inseridas nesse dossier. A senhora vereadora da educação, Inês Barroso, enalteceu estes agentes que, ao longo dos últimos anos (têm concorrido para a maximização do sucesso educativo dos alunos do concelho, através das mais diversificadas e brilhantes iniciativas. Posteriormente foi assinado um Acordo de Parceiros que, de forma simbólica, afirma a partilha de trabalho entre as instituições, para o próximo ano letivo, 2015/2016.www.cm-santarem.pt