O CIJVS – Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão vai lançar o livro “A Organização Científica do Trabalho em Portugal” de Ana Carina Azevedo, no próximo dia 10 de dezembro, às 18h30, na Casa de Portugal e de Camões, com entrada livre. Ana Carina Gerardo da Silva Azevedo é investigadora integrada, na área de Economia, Sociedade, Património e Inovação, do Departamento de História, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
História Económica e Social do século XX português, História do trabalho e História da organização científica do trabalho em Portugal, são as áreas em que investiga. Ana Carina Azevedo doutorou-se em História – Época Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese: “A Organização Científica do Trabalho em Portugal após a II Guerra Mundial (1945-1974)”. Mestre em História – Época Contemporânea, com a dissertação “A Organização Científica do Trabalho em Portugal”, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em História, ramo científico, minor em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A palestrante é bolseira da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia de Doutoramento, no Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Colaboradora do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFC) da Universidade de Évora e membro do HetSci – Grupo de Estudos em História e Ciência, uma parceria entre o Instituto de História Contemporânea (FCSH/UNL) e o Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (UE). Colabora na Rede «Indústria, História e Património» e no Projecto «Portugal 1914-1918» – Centenário da I Guerra Mundial.
«Na verdade, Racionalização, Planeamento, Organização Científica, Produtividade, são ramos da mesma árvore, dessa árvore milenária que em cada época tem lançado rebentos novos, como os que Platão chamou de “Divisão do Trabalho”, Pascal de “Luzes da ciência ao alcance dos homens da arte”, Taylor de “organização industrial”, Mauro de “Ergotécnica”, e tantos outros chamaram por diferentes nomes». «Cada época traz-nos uma faceta diferente da arte do: “Como fazer melhor?”», afirma José Pereira Athayde. www.cm-santarem.pt
Início AGENDA SANTARÉM – Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão lança livro “A Organização...