A autarquia Scalabitana promove, no dia 29 de março, pelas 17h00, na Casa do Ambiente, a palestra “A ecologia do pinheiro manso e ecossistema associado”, apresentada por Vasco Oliveira, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Esta iniciativa enquadra-se na 2ª edição do projeto municipal “Raízes da Sustentabilidade”, lançada no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Floresta, e pretende promover a importância das árvores autóctones no equilíbrio dos ecossistemas, reforçando o seu elevado valor ambiental.
Os munícipes têm ainda a oportunidade de acolher um pinheiro-manso, por família, até dia 31 de março, na Casa do Ambiente, comprometendo-se a plantar e cuidar desta árvore, com vista à promoção e conservação desta espécie autóctone, de grande resistência à poluição urbana. O pinheiro-manso é uma espécie espontânea em Portugal, resinosa, de copa densa e arredondada, que se pode encontrar em todo o País, sendo uma das espécies mais abundantes do nosso território. Muito utilizado para ornamentação, dado o valor paisagístico conferido pela arquitetura da sua copa, o pinheiro-manso também é muito apreciado pelo seu fruto (pinhões), de alto valor comercial por serem oleaginosos e bastante nutritivos.
O município de Santarém inova na mitigação das alterações climáticas com o projeto Raízes da Sustentabilidade, concebido pela Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade do Município de Santarém em junho de 2015, no âmbito do compromisso europeu Pacto de Autarcas. Este projeto, teve a 1.ª edição nesse ano, com a oferta de um sobreiro a todos os munícipes que manifestaram interesse e reuniam as condições para plantação e preservação desta espécie, com o propósito de aumentar a área de povoamento de sobreiros, espécie autóctone protegida por lei, indo de encontro ao objetivo da União Europeia em matéria de travar a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços ecossistemas. Aderiram ao projeto 76 famílias, que permitiram criar a rede municipal as “Famílias dos Sobreiros”. www.cm-santarem.pt