SANTARÉM – Câmara recebeu Grupos participantes no Festival Internacional de Folclore Celestino...

SANTARÉM – Câmara recebeu Grupos participantes no Festival Internacional de Folclore Celestino Graça

No âmbito do 56º Festival Internacional de Folclore Celestino Graça, realizou-se dia 4 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão solene de boas-vindas aos grupos participantes neste festival. Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu que “é um orgulho receber em Santarém representantes de tão diversas culturas e de tantos países” e enalteceu a importância do folclore e de todas as tradições que representam os países na aproximação de “povos, culturas, homens e mulheres, raças e religiões”. Indo ao encontro desta ideia, Jean Roche, membro do International Council of Organizations of Folklore Festivals and Folk Arts (CIOFF) mencionou que “o folclore é uma família rica em experiências, conhecimento de outros povos e outras culturas; que não precisamos conhecer a língua porque falamos todos a língua da dança”.

Na presença de Ricardo Segurado e Francisco Madeira Lopes, vereadores da autarquia, de Abílio Mota Ribeiro, secretário da União de Freguesias da Cidade de Santarém, de Ludgero Mendes, da organização do festival, e de Jean Roche, membro do CIOFF, o presidente da Câmara agradeceu a “Lugdero Mendes e à sua equipa do Grupo Académico de Danças Ribatejanas que, apesar de todas as dificuldades, conseguiram manter o festival com a qualidade com que este ano, uma vez mais, se apresenta”.

Da parte da organização, Ludgero Mendes agradeceu “a cooperação da Câmara no festival, sem a qual não seria possível a sua realização”. O Festival Internacional de Folclore Celestino Graça decorreu em Santarém de 2 a 7 de setembro e contou com a presença dos grupos internacionais Ballet National du Bénin (Benim), Tallinna Ülikooli Rahvatant Surüm “Soveldaja” (Estónia), Jerusalem Folklore Ensemble (Israel) e Kulturno-Umetničko Društvo “Bolec” (Sérvia). www.cm-santarem.pt