A Câmara Municipal de Santarém celebrou um acordo de parceria com A FARPA – Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico, durante a reunião do Conselho Local de Ação Social de Santarém (CLASS) que se realizou no dia 25 de setembro, no Salão Nobre. Este acordo visa a promoção de uma atividade, em colaboração com utentes de A FARPA, no projeto Loja Solidária do Município, ficando esta instituição responsável pela seleção dos utentes que vão frequentar a atividade e pelo seu acompanhamento, disponibilizando-se para prestar informações ou ajuda específica à autarquia, sempre que solicitado.
Desta atividade não resulta qualquer encargo para o município, estando todas as eventuais despesas, incluindo o seguro de acidentes pessoais, a cargo de A FARPA. Nas palavras de Susana Pita Soares, vereadora da autarquia com o pelouro da ação social, este “é um momento de enorme satisfação, de orgulho e de reconhecimento pelo trabalho que a vossa associação faz”. Para Cidália Assunção, vice-presidente de A FARPA, “esta parceria é o princípio da diluição do estigma da saúde mental e da integração dos nossos utentes como verdadeiros cidadão que são e com direitos como qualquer um de nós”.
A assinatura deste acordo cumpre com o que está planeado e previsto no Eixo 10, Saúde Mental, do Plano Social de Desenvolvimento do Concelho (PDS) e, consequentemente, com o que está no Plano de Ação de 2015. Segundo Susana Pita Soares, “até final de 2017, é nosso objetivo específico disponibilizar pelo menos três experiências laborais nos serviços da Autarquia destinadas a pessoas em fase de recuperação ao nível da doença mental”. www.cm-santarem.pt