A Câmara de Santarém, através dos serviços de Cultura e Ação Social, aceita candidaturas de jovens do Concelho, dos 16 aos 25 anos, até dia 6 de julho, para integrarem o projeto de intervenção social ODISSEIA, promovido pela Artemrede – Teatros Associados. O programa pretende dar formação a jovens do Concelho na área artística, de forma gratuita, durante o mês de setembro, no Teatro Sá da Bandeira, e possibilita muitas experiências enriquecedoras nas artes performativas, através do relacionamento com outros jovens de outros concelhos. Os interessados podem enviar a sua candidatura, para Humberto Nélson Ferrão, com indicação do nome, número de telefone e endereço de e-e-mail, através do e-mail: nelson.ferrao@cm-santarem.pt ou do telefone: 917 892 436.
Consulte aqui a Ficha de Inscrição: http://www.cm-santarem.pt/pracapubl…
O projeto, cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da 2ª edição do programa PARTIS é constituído por três componentes nucleares que abrangem as seguintes áreas e competências artísticas: Teatro / Dramaturgia, com criação do espetáculo “E Agora Nós”, com o encenador Rui Catalão (2016); Teatro físico/Movimento/Música experimental/Artes de Rua, com possível participação na estreia de “Histórias em Viagem”, com a Companhia Radar 360 (2017); Cinema/Música, com rodagem e montagem de curta metragem e banda sonora, com o realizador e músico António Pedro (2018).
As formações são orientadas por uma equipa artística e de intervenção social diferentes, que garantem um certificado por cada área, para os participantes. Este programa vai estar em vigor nos próximos 3 anos, em 6 dos municípios aderentes à Artemrede: Almada, Barreiro, Moita, Oeiras, Santarém e Sesimbra.Cada uma das componentes do projeto desdobra-se em duas fases: processo de formação e a criação de um objeto artístico nas áreas identificadas, com formação certificada.
O objetivo é que os jovens participem em todas as fases do projeto, numa ótica de aquisição evolutiva de competências e de potencial especialização na área artística e também num aumento progressivo do compromisso e do envolvimento neste projeto. No final das três formações, que integram a participação em dois espetáculos e num filme-concerto, pretende-se que os jovens do Concelho tenham adquirido conhecimentos sobre a criação artística contemporânea, diferentes linguagens artísticas e novas experiências de trabalho, a par da noção de apropriação do espaço Teatro e o considerem como seu, no qual podem ter um papel de espectador, participante ou mesmo colaborador e relação privilegiada com o Teatro, usufruindo de um estatuto especial, que lhes permita o acesso gratuito ou com desconto à programação, a possibilidade de assistir a ensaios e a residências artísticas e conversar com os artistas.
Neste projeto, que decorre até 2018, pretende-se que os jovens participantes adquiram conhecimentos artísticos e alarguem os seus horizontes através do acesso a formação especializada e à participação em processos de criação artística, desenvolvendo assim as suas competências de autonomia e de decisão. Para a concretização deste projeto, a Artemrede conta com a parceria da Cooperativa de Solidariedade Social RUMO, no acompanhamento social e na avaliação, assim como com uma rede alargada de parceiros locais, com trabalho desenvolvido na área social ou cultural, em cada um dos municípios envolvidos. A Câmara de Santarém adere ao Projeto Odisseia com o objetivo de sensibilização e maior inclusão dos jovens de Santarém que, habitualmente, não frequentam os Cine-Teatros e outros jovens interessados da cidade de Santarém e conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Santarém – Lar dos Rapazes, Lar de Santo António da Cidade de Santarém – Lar das Raparigas, Fundação Luisa Andaluz – Lar das Raparigas, Lar Evangélico Nova Esperança, Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, Associação de Residentes de S. Domingos, União de Freguesias da Cidade de Santarém, CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santarém. www.cm-santarem.pt