A Câmara Municipal de Santarém promoveu, no dia 25 de novembro, o Encontro “Dimensão da Igualdade de Género no Município de Santarém”, onde foi apresentado o Plano Municipal para a Igualdade de Género, na presença de Susana Pita Soares, vereadora da autarquia com o pelouro da Ação Social e Saúde, e de Teresa Alvarez, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Este plano tem como objetivo estratégico integrar a igualdade de género entre mulheres e homens nas diferentes áreas, de forma transversal, privilegiando a (in)formação e sensibilização dos diversos intervenientes.
O plano municipal para a igualdade de género é um instrumento de trabalho que promove a igualdade de género em áreas como a participação política e cívica, violência de género, saúde, emprego, educação e ensino, solidariedade social, cultura e património, desporto, discriminações múltiplas, informação, comunicação e divulgação. Este plano “ambicioso” nas palavras de Susana Pita Soares, “traduz um conjunto de aspirações decorrentes de um quadro normativo e legal que queremos cada vez mais implementado, de forma a que seja uma prática do nosso dia-a-dia; todos e todas teremos que fazer um esforço no uso do nosso vocabulário, da nossa nomenclatura, temos que nos habituar e educar no sentido de nos podermos dirigir a todas e a todos”.
Elisabete Filipe, chefe da Divisão de Ação Social e Saúde da autarquia, espera que “este diretivo de trabalho possa colmatar algumas das situações-problema que temos identificado ao nível interno e externo, no sentido de podermos cumprir aquelas que são as medidas do quadro legislativo e político em relação a esta temática e, consequentemente, qualificar a vida das pessoas”. Segundo Teresa Alvarez, “a sociedade contemporânea está organizada mediante valores sobre o masculino e o feminino que são determinados por representações que têm, por sua vez, valores sociais que não são iguais. Isto faz com que surjam pressões sobre homens e sobre mulheres que levam a que eles e elas tomem determinadas decisões condicionadas, a terem determinados comportamentos e a desempenharem determinadas funções e papéis e, consequentemente, nem sempre terem a mesma qualidade de vida. Nós somos livres de escolher”. Como tal, “temos que trabalhar em rede e criar lógicas de comportamentos e dinâmicas de continuidade e de sistematização”.
A vereadora da Câmara Municipal tem noção de que a implementação deste plano “vai ter várias fases e esta apresentação pública é primeiro passo”, que na opinião de Teresa Alvarez devem ser “pequenos, mas consolidados, sistematizados e coerentes para que depois o alargamento se vá fazendo, de forma a criar raízes”.Este Plano Municipal para a Igualdade de Género pode ser consultado em www.cm-santarem.pt.