Início REGIONAL SANTARÉM – Atenção a constrangimentos no Hospital devido a paragem programada dos...

SANTARÉM – Atenção a constrangimentos no Hospital devido a paragem programada dos sistemas informáticos. Assim será no sábado, até às 12 horas

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS da Lezíria) fez saber, em comunicado, que, no próximo sábado, dia 28 de setembro, a partir das 00h00, haverá uma paragem programada dos sistemas informáticos do Hospital Distrital de Santarém, com duração estimada de 12 horas. «Este procedimento será necessário para migrar os sistemas informáticos atualmente utilizados para uma nova infraestrutura central e faz parte de um esforço contínuo para otimizar os serviços da instituição e garantir um atendimento de maior qualidade a todos os utentes», reforça o mesmo texto. Durante este período, vários serviços, como o acesso a resultados de exames, requisições de análises, prescrição de medicamentos e registos clínicos, estarão temporariamente indisponíveis. «O atendimento de urgência será feito em papel e serão implementadas as medidas necessárias para garantir a continuidade dos serviços. Esta migração traz várias vantagens para a ULS da Lezíria e para a população. Com um sistema clínico centralizado, a história clínica dos utentes torna-se facilmente acessível em todas as unidades, facilitando diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais precisos», acrescenta a ULS. «Outro benefício significativo é a garantia da continuidade de cuidados, uma vez que a integração assegura que os utentes recebem um cuidado contínuo e coordenado, independentemente da unidade onde são atendidos, o que promove uma experiência de saúde mais fluida e segura. A centralização dos dados clínicos e administrativos contribui ainda para a diminuição de erros, assegurando um maior nível de segurança para os utentes». Recorda ainda que os utentes devem sempre contactar a Linha de Saúde SNS24 (808 24 24 24) antes de procurar cuidados de saúde para melhorar a gestão, salvo em situações de risco de vida, em que deve ser contactado o 112.