Os 15 alunos da Simon Fraser University (SFU) de Vancouver (Canadá) que participam no Santarém Field School 2016, que decorre entre os dias 18 e 29 de julho, foram recebidos esta segunda-feira, dia 18, pelas 12 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa cerimónia conduzida por Inês Barroso, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santarém (CMS).
Inês Barroso mostrou a satisfação em receber estudantes e desejou-lhes uma ótima estadia em Santarém, onde espera que se sintam felizes. A Vereadora fez votos para que nada faltasse aos alunos para desenvolverem a sua atividade de investigação cientifica, onde vão estar sob a orientação de Hugo Cardoso, Docente da Simon Fraser University, e António Matias, do Serviço de Arqueologia da CMS.
A Vereadora destacou a importância que os arqueólogos têm no nosso país, referindo que em Portugal sempre que se abrem buracos para fazer construções, é necessário haver uma pesquisa arqueológica para detetar a presença de artefactos históricos. De referir que este projeto teve a sua primeira edição em 2014, quando a SFU apresentou à autarquia de Santarém um projeto formativo no âmbito da bioantropologia em contexto forense e aplicada às populações do passado, concretizável através da criação de uma “Field School” nesta cidade.
Com a criação em Santarém de uma escola, a SFU pretende fundar mais uma das suas “Field Schools” espalhadas um pouco por todo o mundo (Canadá, Pacífico Sul, Austrália, Fiji, Grécia). Trata-se de uma estrutura formativa autossuficiente que pretende fornecer aos alunos que a frequentam, conhecimentos técnico-científicos em áreas de estudo nem sempre disponíveis no seu país de origem. Como “Santarém apresenta um vasto património cultural, legado de dezenas de milhares de anos de ocupação humana”, é um ótimo campo de trabalho do ponto de vista bioantropológico das populações do passado. Para além disso, Santarém “é o município português com um número mais elevado de séries de enterramentos individualizados e devidamente conhecidos. A ação pedagógica e formativa da Simon Fraser University vai incidir sobre estes vestígios, num primeiro momento. Neste projeto estão ainda envolvidas outras duas instituições scalabitanas: o Instituto Politécnico de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém”.www.cm-santarem.pt