SANTARÉM – Ajudaris’16 apresenta “Histórias de Encantar” com festa no TSB

SANTARÉM – Ajudaris’16 apresenta “Histórias de Encantar” com festa no TSB

A festa de lançamento dos Livros “Histórias de Encantar | Ajudaris’16” teve lugar no Teatro Sá da Bandeira em Santarém, e juntou cerca de 150 pessoas para celebrar a Solidariedade, através da escrita dos jovens talentos portugueses (crianças dos 6 aos 12 anos) que participaram no projeto.

A cerimónia que assinalou a oitava edição das “Histórias de Encantar” foi conduzida por Andreia Rodrigues, conhecida apresentadora da estação televisiva SIC, que contou com a ajuda de dois alunos. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Susana Pita Soares, Vereadora da Ação Social da CMS, também se associaram ao evento de lançamento de um dos cinco volumes das “Histórias de Encantar” que tiveram como tema a “alimentação e o combate ao desperdício”. O primeiro painel foi constituído por Inês Barroso, Vereadora da Educação da CMS, Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas (AE) Alexandre Herculano, Manuel Lourenço, Diretor do AE Dr. Ginestal Machado, Adélia Esteves, Diretora do AE Sá da Bandeira, que mostraram a grande satisfação pelo envolvimento dos alunos neste projeto literário, sobretudo pela nobreza da causa, ajudar os que mais necessitam.

O segundo painel contou com a participação de Inês Barroso, Rosa Mendes Vilas Boas, Presidente da Ajudaris, Mercedes Pinto Balsemão, Presidente da SIC Esperança e Madrinha Histórias da Ajudaris 2016 Volume V, e Filomena Rúbio, Coordenadora interconcelhia do Programa de Rede de Bibliotecas Escolares. Esta festa contou com a atuação de elementos do Veto Teatro Oficina que deram vida às três estórias da autoria dos alunos scalabitanos que participaram nesta edição. Tiveram ainda lugar dois apontamentos musicais, interpretados por professores e alunos. Para terminar, teve lugar uma sessão de autógrafos a cargo dos três talentosos jovens autores, no Bar-Galeria do Teatro, onde quem adquiriu o livro, teve direito a dedicatória. Estas atividades tiveram a coordenação das professoras: Risoleta Montez, Fernanda Picão, Conceição Durão, Sílvia Salavessa e Susana Stoffel.

De referir que o projeto “Histórias da Ajudaris” é desenvolvido desde 2009, envolvendo 600 escolas a nível nacional com mais de 30 mil pessoas envolvidas. Ganha vida com crianças que com a ajuda dos professores escrevem histórias com o tema Cidadania, com recurso à sua imaginação e criatividade. Posteriormente, resulta numa obra coletiva com histórias ilustradas por ilustradores reconhecidos nacional e internacionalmente. Todo o valor angariado reverte na sua totalidade para o desenvolvimento dos projetos de intervenção social. Pelo seu cariz inovador, as “Histórias da Ajudaris, receberam o reconhecimento do Instituto do Empreendedorismo Social em 2012, da Fundação EDP em 2013, da Rede de Bibliotecas Escolares em 2014 e uma Menção Honrosa da Revista Visão “Os nossos Heróis” em 2016. www.cm-santarem.pt