O Agrocluster, no âmbito do projeto financiado Agrocapacita, realiza no próximo dia 23 de fevereiro, às 14h00, na Startup Santarém, um seminário sobre o “O Lançamento de Novos Produtos”. O seminário contará com o contributo de profissionais experientes que partilharão com as empresas presentes o seu conhecimento em relação ao tema em debate. Cláudia Lopes, Innovation and Development Manager da empresa Cerealis, focar-se-á no desenvolvimento do produto, explicando a importância da articulação entre Gestão, Engenharia e Design no desenvolvimento de produtos no setor agroalimentar, matéria que deverá constituir um dos skills obrigatórios de gestores de empresas agroalimentares. Neste painel, a especialista em desenvolvimento industrial vai assim transmitir os seus conhecimentos, dando indicações sobre metodologias e formas de gerir a função de Desenvolvimento de Produto, nomeadamente os processos de desenvolvimento, o planeamento e gestão de processos de investigação e desenvolvimento, componentes tecnológicas e industriais e prototipagem e concretização até ao produto final.
Tendo em conta que num contexto de grandes incertezas, os planos de negócios são uma peça fundamental que apoia as empresas a prepararem-se para as contingências e riscos que inevitavelmente terão de enfrentar no lançamento de novos produtos, a segunda parte da sessão será dedicada ao Business Plan. Neste painel tem a palavra Pedro Rodrigues, Diretor de Marketing da Solinca, que debruçar-se-á sobre a influência dos planos de negócio nos novos produtos, nomeadamente, os fatores críticos de rentabilidade, cenários e previsão de vendas, definição da estrutura de custos do produto e contribuição, plano de investimentos: meios e recursos, payback e plano de contingência, financiamento e análise da viabilidade e mecanismos de controlo de um plano de lançamento. A inscrição no workshop é gratuita mas obrigatória devendo ser feita através do e-mail geral@agrocluster.com, até ao dia 21 de fevereiro.