O Município de Proença-a-Nova já tem disponível o Portal dos Serviços Online, uma plataforma que agiliza as interações entre a autarquia e os munícipes, entidades associativas e empresas, disponibilizando-se por esta via um conjunto de requerimentos e serviços de várias áreas de atividade e permitindo um acompanhamento de toda a comunicação entre as partes. Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, este é um importante passo na modernização administrativa do Município, na agilização de processos e no acesso ao histórico de comunicação. “Este portal de serviços online é a parte mais visível de todo um trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos ao nível da modernização administrativa e de criar condições diferenciadas para a comunicação com aqueles a quem servimos em primeiro lugar”, refere João Lobo. “Desta forma, será também possível a quem não resida no concelho e precisa contactar com os serviços municipais, em seu nome ou dos seus familiares, utilizar esta ferramenta a qualquer hora e em qualquer lugar”. Contrato da água, comunicação das leituras do contador, bolsas de estudo, inscrição em atividades desportivas, apoios no âmbito das Áreas de Reabilitação Urbana ou o cartão social são apenas alguns dos serviços disponibilizados, numa plataforma que continuará a crescer com novas funcionalidades ao longo do tempo. De uma forma geral, permite submeter requerimentos e elementos instrutórios, acompanhar a tramitação e evolução de requerimentos e processos e consultar dados e processos submetidos. Para usufruir de todas estas funcionalidades, é necessário efetuar um registo de utilizador, estando disponível um documento que explica as diferentes fases deste primeiro passo que pode ser realizado com recurso ao cartão do cidadão ou à chave móvel digital. É ainda necessário incluir documentos que comprovem a identificação e morada e assinar o contrato de adesão. Depois de concluída esta fase, a autenticação deve ser efetuada com NIF, palavra passe, chave móvel digital ou cartão do cidadão. “Incentivo a que todos aqueles que tenham facilidade neste mundo tecnológico em que vivemos a registarem-se e a utilizar esta ferramenta, contribuindo assim para a agilização de processos e para tornar a administração mais eficiente”, complementa João Lobo. Para além deste portal, os serviços municipais estão disponíveis de forma presencial no Balcão Único de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h00 (aberto à hora de almoço) ou pelo email bunico@cm-proencanova.pt. Portal: https://servicosonline.cm-proencanova.pt/