O Festival da Tigelada arranca a dia 11 de agosto e vai prolongar-se até ao dia 27 em 19 restaurantes aderentes que se comprometem a apresentar diariamente esta sobremesa na sua ementa. Para a realização do Festival da Tigelada, a autarquia irá oferecer aos restaurantes aderentes caçoulos personalizados para a venda e exibição deste doce típico do concelho e alguns brindes a distribuir pelos clientes. Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Manso, “a tigelada de Proença-a-Nova já é dos produtos de doçaria que melhor nos identifica, como região de gastronomia rica e variada, mas com uma forte ligação aos produtos com origem na pastorícia, nomeadamente na caprinocultura e é desta forma com a grande adesão da restauração que procuramos fazer uma divulgação deste doce de excelência”. A tigelada de Proença-a-Nova é hoje uma marca consolidada do concelho de Proença-a-Nova e a realização do Festival vem também reforçar o aumento da aposta neste produto endógeno, que reforça o interesse do Município em dar a conhecer este doce tão típico do concelho, produzido ao longo de todo o ano e com interesse acrescido nos meses de maior enchente. O Município tem aposta ano após ano na promoção daquela que é considerada a rainha da doçaria do concelho e que promove igualmente o território e outras atividades económicas a ela associadas. “Para além de promovermos a tigelada, estamos também a divulgar outros produtos que são fundamentais para a confeção daquele que é o doce mais típico do concelho, nomeadamente o mel e o leite de cabra, que lhe dá o seu sabor tão característico, e que são fileiras com peso crescente na economia municipal”, conclui o Vice-presidente da Câmara Municipal.