PROENÇA-A-NOVA – Alunos premiados em concurso de ideias da Águas do Vale...

PROENÇA-A-NOVA – Alunos premiados em concurso de ideias da Águas do Vale do Tejo

Os trabalhos de alguns alunos do Pré-Escolar, 1º Ciclo, 2º Ciclo e Secundário de Proença-a-Nova conquistaram o primeiro prémio no concurso de ideias “Não Vás ao Engano! Lixo Não é no Cano!” que a Águas do Vale do Tejo, SA promoveu junto da comunidade escolar dos quatro municípios-piloto onde está a decorrer esta campanha de sensibilização para boas práticas no saneamento: Borba, Fornos de Algodres, Portalegre e Proença-a-Nova. A juntar aos primeiros quatro prémios, entre os 38 trabalhos a concurso foram ainda atribuídas sete menções honrosas, cinco delas também a alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. Para além dos diplomas de participante vencedor, vão ser entregues prémios a todos os elementos das turmas a que pertencem os alunos premiados, nomeadamente uma visita ao Museu da Água da EPAL e uma garrafa Fill Forever; a escola receberá, por sua vez, um bebedouro Águas do Vale do Tejo e oito garrafas de vidro Lisbon Tap Water – para utilização de água da torneira.

De acordo com a Águas do Vale do Tejo, SA, o objetivo deste concurso, que tem como tema geral o que não deve ir para o cano, é a divulgação dessa mensagem através de técnicas criativas por parte da comunidade escolar. “Pretende-se que, através da criatividade, os alunos promovam a mensagem do que não deve ir para o cano tendo por público-alvo primordial a comunidade. Todos os dias chegam às Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) resíduos indevidos que dificultam os processos de tratamento das águas residuais”, refere a empresa. A presença no esgoto doméstico de máscaras, pequenos objetos plásticos, toalhitas, cotonetes, cabelos, restos de comida ou óleo, não só contribuem para a degradação das infraestruturas como dificultam os próprios processos de tratamento das águas residuais, que são essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correta dos efluentes ao meio hídrico.

“Ao proteger a rede de esgotos da sua casa, está também a proteger a Água e o Ambiente” é a mensagem que os alunos agora premiados ajudam a promover. Por escalões, o Jardim de Infância de Proença-a-Nova – P1 recebeu o primeiro prémio com o trabalho “Poluição pelo Cano, Não!”. As menções honrosas foram atribuídas ao Jardim de Infância de Sobreira Formosa – sala 1 e ao Jardim de Infância de Proença-a-Nova – P2. No 1º Ciclo, a água foi o tema do trabalho vencedor, dos alunos do 3º ano – P5 e P6 – da Escola Básica de Proença-a-Nova: “Quem ama cuida! Está nas nossas mãos proteger a água!”. As menções honrosas foram para a Escola Básica de Sobreira Formosa (1º ao 4º ano – S1 e S2) e para o Agrupamento de Escolas de Borba (2º ano – Turma A). No 2º Ciclo, “Apelo pela Vida”, da autoria de Briseela Deesha, Cristiana Serrano e Ema Lopes Mendonça (5º ano – Turma B) da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, conquistou o primeiro prémio, tendo as menções honrosas sido atribuídas a Beatriz Lourenço, também de Proença-a-Nova (5º ano, Turma A) e à Escola Básica José Régio (5º ano, Turma C). No Secundário, a Turma A, do 12º ano, da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, venceu com o trabalho “Este comboio não passa no cano!”.