CULTURA

PORTO DE MÓS – 400 mil visitaram Festas São Pedro em 2025

Já é conhecido o Relatório Executivo de Análise dos Visitantes nas Áreas de Estudo nas Festas de São Pedro 2025, correspondentes ao Recinto das Festas e à Avenida de Santo António. Esta ação resulta do investimento realizado pela Câmara Municipal de Porto de Mós e foi concretizado pela ICT – Global. Implementar um sistema contínuo de medição e análise de mobilidade e comportamento de visitantes durante as Festas de São Pedro teve como objetivo identificar padrões de afluência, perfis de visita (locais, nacionais e estrangeiros), zonas de maior permanência, horários de pico e níveis de recorrência. Esta análise permitiu obter conclusões baseadas em dados reais para a avaliação do impacto turístico, cultural e económico do evento, assim como para o planeamento de futuras edições, promoção territorial e captação de investimento ou patrocínios.

Principais Resultados

• Mais de 78 mil pessoas únicas participaram nas festas.

• Registaram-se 390.894 visitas totais, com uma média de 5 visitas por pessoa.

• O tempo médio de permanência foi de 123 minutos.

• O Recinto das Festas destacou-se como o polo central, com 329.227 visitas.

• O pico de afluência foi a 6 de julho, com mais de 52 mil visitas num só dia.

• As Marchas de São Pedro (28 de junho) reuniram 14.441 participantes, enquanto o Desfile de Encerramento contou com 11.262.

Perfil dos Visitantes

• 35% locais, 45% da região Centro, 10% nacionais e 10% emigrantes ou estrangeiros.

• Faixa etária predominante: 25 a 64 anos (68%).

• Forte participação de famílias e público de classe média.

 Padrões Horários

• Picos de movimento entre 20h e 23h, com concentração notável nas sextas, sábados e domingos.

• Movimento relevante entre as 12h e 15h nos fins-de-semana (tasquinhas e eventos familiares).

• Os dias com maior mobilização foram 5 e 6 de julho, com destaque absoluto para o domingo.

«Com base nos dados recolhidos foi, ainda possível concluir que o Recinto das Tasquinhas se confirmou como o principal polo de atração, com elevada taxa de retorno e que os eventos culturais, como marchas e desfiles, geraram mobilização pontual e grande permanência no evento, tornando a experiência do visitante bastante positiva, o que resulta em tempos médios elevados e retorno diário consistente. Durante as Marchas de São Pedro, realizadas na noite de 28 de junho, participaram efetivamente 12.453 pessoas, com picos claros de entrada às 21h00 e 23h00. O tempo médio de permanência do público foi cerca de 4 horas, o que reflete o interesse sustentado pelo evento. Por outro lado, a presença diurna aos fins-de-semana confirma a visão da festa também como espaço familiar e de convívio. O destaque vai para os dias 5 e 6 de julho, que registaram os maiores volumes de visitas, com mais de 45.000 e 52.000 entradas respetivamente», refere a autarquia em recente nota de esclarecimento. «Este trabalho fornece ao Fundo Social dos Trabalhadores do Município de Porto de Mós, que organiza as Festas de São Pedro em conjunto com a Câmara Municipal, uma ferramenta estratégica para melhorar a experiência do visitante, potenciar o impacto económico e cultural do evento e planear futuras edições com base em informação concreta, ainda que muitos destes dados confirmem que o investimento no recinto, na programação e artistas e na dinâmica da feira está a ser bem-sucedido, chegando ao público-alvo e proporcionando aos visitantes uma experiência que corresponde às suas expectativas, motivo que justifica a revisita à feira (em média cada pessoa fez 5 visitas), o que significa que as pessoas vêm às festas mais de metade dos dias da sua duração (9 dias). As Festas de São Pedro 2025, realizadas entre 28 de junho e 6 de julho em Porto de Mós, afirmaram-se, portanto, como um dos maiores eventos culturais e populares da região, reunindo milhares de visitantes em momentos de celebração, tradição e convívio, o que deixa o concelho de Porto de Mós extremamente satisfeito e com o genuíno sentimento de dever cumprido», acrescenta o mesmo texto.