Desde o momento da confirmação da visita do Papa Francisco a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, que a Câmara Municipal de Ourém, em colaboração com outras Entidades, tem vindo a desenvolver um esforço logístico e financeiro, visando conferir ao acontecimento, a dignidade que a oportunidade representa. Assim, foi definido um conjunto de procedimentos que se assumem como garantia efetiva de que os muitos milhares de peregrinos que afluirão a Fátima o farão com segurança, tranquilidade e com o máximo de comodidade, regressando a suas casas, nos quatro cantos do mundo, portadores, a par da componente espiritual, de uma imagem de modernidade do País e de eficiência e eficácia dos serviços de que foram utentes.
Nesse contexto, a participação dos vários organismos oficiais, empresariais e da população em geral no processo organizativo da visita assume uma importância de extrema valia, como garante de que Fátima será credora da maior relevância mundial, a par da promoção que se pretende da imagem do município, da região e de Portugal. Pretendendo-se uma otimização estrutural a disponibilizar a quem nos visita e que sirva igualmente os legítimos interesses dos residentes, convida-se a população para uma sessão de esclarecimento, que decorrerá no Salão Paroquial de Fátima, dia 20 de abril, às 18 horas, no qual estarão presentes Entidades com elevadas responsabilidades no processo organizativo do Centenário das Aparições de Fátima e em especial na visita de S.S. o Papa Francisco, a 12 e 13 de maio.
Esta oportunidade servirá para dar a conhecer alguns procedimentos a adotar, em especial nos dias da peregrinação, bem como nos antecedentes, esperando-se que tal possa contribuir para que esta circunstância especial, de que nos orgulhamos, seja recordada pelos melhores motivos, servindo de base a eventos futuros ao nível da sensibilização dos agentes económicos e da população em geral para as melhores práticas.