OURÉM – Vila de Caxarias esteve em festa

OURÉM – Vila de Caxarias esteve em festa

A freguesia de Caxarias celebrou o seu 22º aniversário de elevação a vila nos dias 23, 24 e 25 de junho. Os três dias foram marcados por momentos de muita animação, culminando com a atuação da Marcha de Caxarias e as intervenções oficiais próprias destas ocasiões. Na circunstância, o presidente da Junta de Freguesia de Caxarias, Fernando Silva, começou a sua intervenção por pedir um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia de Pedrógão Grande, tendo depois elencado os principais investimentos na freguesia, nomeadamente o apoio que o Município de Ourém tem feito em Caxarias, na ordem dos 2 milhões e 800 mil euros.

Neste contexto, o autarca anunciou que em breve irão começar um conjunto de obras em estradas referindo, entre outras, a rua do Cogominho até à Barreira, a rua de Nª Sr.ª de Fátima, a avenida 21 de junho, a rua Barroca da Moura, a requalificação de cemitério e a empreitada na ER356 “que já foi adjudicada”. Referiu ainda o novo Centro Escolar e o novo Centro de Saúde de Caxarias. Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, começou por elogiar a “marcha fabulosa” em homenagem aos bombeiros “que nem sempre são reconhecidos e que todos os dias são a sua própria vida para acabar com o flagelo dos incêndios”. Sobre a marcha, Paulo Fonseca destacou o facto de duas associações diferentes terem dado as mãos “para chegar mais longe e fazer vencer a nossa terra”.

Relativamente às obras elencadas pelo presidente da Junta de Freguesia, Paulo Fonseca lembrou que “passámos um tempo de aperto financeiro e estamos agora em condições de termos ambição para juntos chegarmos mais longe”. Destacou a requalificação da ER356, a construção do Centro Escolar da Carvoeira e a requalificação do Centro de Saúde de Caxarias. Deolinda Simões, presidente da Assembleia Municipal, também elogiou a prestação da marcha de Caxarias e a letra escolhida, “por contar a história dos Bombeiros Voluntários” desta terra. No final foi agraciada pelo presidente de Junta que lhe ofereceu um ramo de flores, como homenagem no “último grande ato público nesta freguesia enquanto presidente da Assembleia Municipal”. www.cm-ourem.pt