OURÉM – “Sustentabilidade é competitividade”: APEE, Nersant e Município organizam seminário

OURÉM – “Sustentabilidade é competitividade”: APEE, Nersant e Município organizam seminário

A APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, em parceria com a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Município de Ourém, vai organizar nesta cidade, no próximo dia 11 de dezembro, pelas 14h00, o evento “Sustentabilidade é competitividade”. O Decreto-Lei n.º 89/2017, de 28 de julho, transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2014/95/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho de 22 de outubro de 2014, obrigando a que as empresas reportem anualmente, para além das habituais demonstrações financeiras, informação não financeira relativa às suas áreas sociais, ambientais e de governo societário.

A realização do seminário “Sustentabilidade é competitividade”, está assim integrada no projeto PME Sustentável, promovido pela APEE e financiado pelo Portugal 2020, que tem como objetivo capacitar as PME para a disponibilização de informação não financeira sobre direitos humanos, mecanismos anticorrupção e ambiente. Desta forma, a iniciativa, realizada em parceria com a NERSANT e o Município de Ourém, pretende garantir que as empresas estão preparadas para responder às exigências do mercado e requisitos legais no âmbito desta demanda. O evento decorrerá no Auditório dos Paços do Concelho, em Ourém, marcando presença na sessão de abertura o Vice-Presidente do Município, Natálio Reis, bem como um representante da direção do Núcleo NERSANT de Ourém. O seminário tem como orador convidado Mário Parra da Silva, Chair of the Board da Global Compact Network Portugal, a rede portuguesa da iniciativa das Nações Unidas para a sustentabilidade United Nations Global Compact e Presidente da Aliança ODS Portugal.

O alinhamento do evento prevê a análise e debate de temas como a Diretiva 2014/95/UE | Decreto-Lei N.º 89/2017 – Relatório de Informação Não Financeira Sustentabilidade – Motor de Competitividade para as PME; Oportunidades emergentes na Economia Verde para as empresas; Ferramentas e
Instrumentos de Implementação; Agenda 2030 da ONU | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; e Práticas de sucesso. Enquanto parceira do evento, a NERSANT está também a receber inscrições para este evento, através do seu portal (www.nersant.pt [1]). O registo no evento é gratuito.