Início ECONOMIA OURÉM – Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora já foi...

OURÉM – Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora já foi apresentado (c/vídeo)

Foi apresentado em conferência de imprensa o V Encontro PNAID – Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, iniciativa que vai decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, entre 15 e 17 de dezembro. Esta iniciativa perspetiva contar com cerca de 700 participantes, entre investidores da diáspora e empresários que pretendam encontrar parceiros para exportar ou internacionalizar o seu negócio. A conferência contou com a participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, Jorge Brandão, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Anabela Freitas, e o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

Os Encontros PNAID dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora realizados desde 2016 e são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior. Nesta edição de 2022, os Encontros PNAID irão decorrer em Fátima, coorganizados pela Câmara Municipal de Ourém e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Estes serão os primeiros Encontros desde que foi aprovado o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), em 2020, com o objetivo de promover o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora. A conferência de imprensa foi precedida por uma visita à empresa VIPREMI, sediada na Zona Industrial de Casal dos Frades, gerida por empresários oureenses com fortes ligações à Diáspora, fundada por emigrantes que decidiram investir no concelho de Ourém, regressando às raízes para criar emprego e ajudar a fortalecer a economia da região.

Já no decorrer da conferência de imprensa, nas diferentes intervenções foi enaltecida a importância do investimento desenvolvido por lusodescendentes para o desenvolvimento do país e enumerados um conjunto de programas e apoios disponíveis para atração de investimento para a coesão territorial e valorização do interior. Foi também sublinhada a relevância do evento para a divulgação do território e do concelho de Ourém além-fronteiras, assim como para o estabelecimento de projetos em rede que permitam a captação de novos investimentos e o desenvolvimento de toda a região.

Luís Miguel Albuquerque sublinhou a sua satisfação por acolher uma iniciativa com este alcance, realçando as potencialidades do nosso concelho e dos seus emigrantes.O Edil classificou o concelho oureense como território historicamente ligado ao contexto da emigração. “O nosso concelho muito deve à Diáspora e colabora orgulhosamente com todos os empresários que continuam a apostar no desenvolvimento de Ourém”. O Presidente reforçou ainda um agradecimento pela união de esforços e sinergias resultantes da cooperação entre todas as entidades envolvidas na organização do V Encontro PNAID.

Sob o lema “Investimento da Diáspora, um investimento com marca”, o V Encontro PNAID constitui um importante ativo estratégico para a afirmação do concelho de Ourém e do território do Médio Tejo no mundo e assume-se como catalisador do estímulo ao empreendedorismo para a concretização de novas iniciativas empresariais em território nacional. As inscrições para o V Encontro PNAID estão disponíveis em www.encontrosdiaspora.pt, assim como o programa da iniciativa que contempla sessões temáticas, webinars, visitas a empresas e momentos culturais, entre outras atividades. Assista à reportagem em vídeo editada pela nossa redação.