Início CULTURA OURÉM – Primeira montaria aos javalis contou com cerca de 200 caçadores

OURÉM – Primeira montaria aos javalis contou com cerca de 200 caçadores

Decorreu a primeira de três montarias da iniciativa do Conselho Cinegético Municipal de Ourém, com o apoio do Município de Ourém. A organização logística esteve a cargo da Associação de Caçadores da Freguesia de Nª Srª das Misericórdias, do Clube de Caçadores de Fátima e do Centro Recreativo e Cultural de São Gens. A ação, que contou com cerca de 200 caçadores, decorreu com toda a normalidade, sem registo de incidentes, com o cumprimento de todas as normas de segurança exigidas. Saliente-se que a realização desta e de mais duas montarias já agendadas para o próximo ano, resulta da dinâmica apresentada pelo Conselho Cinegético Municipal com o objetivo de desenvolver ações que contribuam para o equilíbrio das espécies cinegéticas e, bem assim, do ecossistema, de forma a permitir uma evolução sustentável da fauna e da flora na nossa região. O repto foi lançado às zonas de caça municipais e associativas do concelho e os caçadores decidiram abraçar o desafio, contanto com o apoio financeiro do Município de Ourém.

Recorde-se que as próximas montarias estão agendadas para os dias 4 (Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais) 18 (Rio de Couros e Casal dos Bernardos) e 25 de janeiro de 2025 (Gondemaria, Olival, Cercal, Espite e Matas; Alburitel).
O Conselho Cinegético Municipal é um órgão consultivo do Município que tem procurado manter-se proativo. Além das montarias, este órgão já realizou dois encontros concelhios/regionais de caçadores, mostras gastronómicas, exposição de cães de caça, palestras, pretendendo manter esta dinâmica. Têm assento neste concelho, os representantes das associações de caçadores que integram as zonas de caça associativa e municipais, representantes dos agricultores, de associações ambientais, das freguesias do concelho e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sendo presidido pelo Município, cabendo essa responsabilidade, presentemente, ao Vereador Rui Vital.