No decorrer de uma visita a obras concluídas em vários pontos do concelho e que contou com a presença de órgãos da comunicação social, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém Paulo Fonseca, anunciou que a autarquia conta lançar até ao final do corrente ano obras no valor global de aproximadamente 2,8 milhões de euros, nomeadamente em estradas e escolas, sendo a mais relevante a reabilitação da avenida D. Nuno Álvares Pereira, na cidade de Ourém. A esse propósito o Presidente referiu que há muitos anos que não se verificava uma intervenção dessa dimensão nas vias rodoviárias, tendo acrescentado que as obras nas escolas e nas estradas, com exceção da principal avenida da cidade de Ourém, deverão estar concluídas no primeiro trimestre de 2016.
O Presidente referiu ainda que nos equipamentos escolares os melhoramentos passam pela pintura, substituição de janelas, recreio e coberturas, enquanto que no caso da avenida que atravessa a sede do concelho, obra estimada em 800 mil euros, são contempladas infraestruturas da água, saneamento, gás ou telecomunicações, para além da iluminação pública, passeios e aspectos relacionados com a envolvente paisagística.
Para Paulo Fonseca, este investimento só não foi lançado antes por existir um conflito em sede judicial com a empresa concessionária do abastecimento de água ao concelho, em grande medida relacionado com o aumento do tarifário. Adiantaria ainda, que a avenida está frequentemente interrompida devido ao facto da rede ser muito antiga, acabando por referenciar a situação como “insustentável”, facto que levou a que o município decidisse avançar com a parte do investimento que caberia à concessionária, prevendo um acerto de contas ‘a posteriori’. Paulo Fonseca referiu na oportunidade que este pacote de obras, que sucede a outro no valor um milhão de euros que incluiu também vias de comunicação, só foi possível de equacionar após ter sido ultrapassada a grande dificuldade decorrente da herança que considerou pesadíssima em termos financeiros. Segundo Paulo Fonseca, a dívida e os compromissos assumidos em 2009 cifravam-se em 61 milhões de euros, prevendo terminar 2015 com cerca de 20 milhões de euros nesse capítulo, o que corresponderá a uma situação financeira que permite a realização de investimentos de outra dimensão e com outra ambição.
Quanto às obras visitadas nesta deslocação, as principais referências vão para a reabilitação da Rua Bairro Ferraz, Rua Gualberto Mendes, Rua Bairro dos Simões e Rua do Vale Capitão, na Freguesia de Caxarias, a que correspondeu um investimento de 96.000 euros. No Agroal o destaque vai para a execução de comporta na piscina no valor de 25.0000 euros, enquanto em que Alburitel se destaca a reabilitação da Estrada das Fontainhas, com bermas em betuminoso, o que representou um investimento de 81.000 euros. www.cm-ourem.pt