Foi detectada, pela primeira vez, a presença de vespa asiática (vespa velutina) no concelho de Ourém, sob a forma de um ninho que, após confirmação foi eliminado, conforme as directrizes expressas no Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da vespa velutina. Num esclarecimento da Câmara de Ourém, é referido que a vespa asiática «é uma espécie exótica invasora, predadora de abelhas e altamente prejudicial para a produção de mel, agricultura e ecossistema em geral. Porém, “não é fonte de transmissão de nenhuma doença” e “não é considerada mais perigosa para seres humanos que a vespa europeia”, refere o texto, baseando-se no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Ou seja, não há razão para alarme, garante o Município.
Ainda assim, recomenda-se à população «que esteja atenta e verifique os seus armazéns agrícolas, casas antigas e árvores de grande porte nos quintais e jardins. Se suspeitar da presença de ninhos ou exemplares desta espécie deve informar o Serviço Municipal de Proteção Civil através do e-mail smpc@mail.cm-ourem.pt ou pelo telefone 249 591 125.
A vespa asiática tem tórax e cabeça pretos, abdómen preto apenas com um segmento amarelo e pontas das patas amarelas. Quanto ao ninho, esse tem cerca de um metro de altura e perto de 80 centímetros de diâmetro e é construído, maioritariamente, em árvores com mais de cinco metros de altura.