Início ECONOMIA OURÉM – NERSANT distinguiu melhores ideias de negócio do Ensino Secundário

OURÉM – NERSANT distinguiu melhores ideias de negócio do Ensino Secundário

Três projetos empresariais criados por alunos do Ensino Secundário foram distinguidos pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém na sessão final do EmpreEscola – Empreender no Ensino Secundário. A sessão final do projeto decorreu em Ourém, com o Prémio à Melhor Ideia Empresarial a ser atribuído à Escola Secundária Jácome Ratton de Tomar, a Ideia Mais Inovadora ao Colégio de São Miguel, de Fátima e o Melhor Trabalho de Equipa à Escola Profissional de Ourém. A NERSANT dinamizou no dia 14 de junho, em Ourém, a sessão final do projeto EmpreEscola – Empreender no Ensino Secundário, que contou com a apresentação dos projetos empresariais de oito equipas que explicaram as suas ideias de negócio ao júri do evento, constituído por Isabel Machado, do Município de Ourém, Carlos Barata, do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e Sónia Roque, da NERSANT. Nas suas apresentações, as equipas começaram por identificar o problema que deu origem às suas ideias, apresentando de seguida a proposta de solução e a abordagem ao mercado e quais os recursos necessários para a implementação do respetivo negócio.

A Melhor Ideia Empresarial foi atribuída à equipa Eco-Drink, da Escola Secundária Jácome Ratton de Tomar. O projeto desenvolvido por esta equipa apresenta uma solução para a disponibilização eficiente de água nos espaços públicos, nomeadamente através do desenvolvimento de um equipamento de mobiliário urbano que, com recursos às energias renováveis, permite disponibilizar água refrigerada em espaço públicos e de lazer. Para além disso, este equipamento permite ainda que os utilizadores se sentem a descansar e funcionará ainda como máquina de vending de garrafas de água feitas com materiais ecológicos e recicláveis. A Ideia Mais Inovadora foi atribuída à equipa Shopping Car do Colégio de São Miguel, em Fátima. Shopping Car é uma solução tecnológica e inovadora para os carrinhos dos super e hipermercados, que identifica as características dos alimentos, como por exemplo as restrições alimentares para intolerantes a determinada componente nutricional, bem como efetua automaticamente a conta, facilitando o pagamento e evitando a colocação novamente de todas as compras nas passadeiras e caixas, evitando filas e simplificando o processo de compra.

Quanto ao Melhor Trabalho de Equipa, o mesmo foi atribuído à equipa Pop light da Escola Profissional de Ourém. O projeto empresarial apresenta a criação de produtos impressos em 3D que servirão como brindes e molduras decorativas onde são impressas fotos reais que apenas são reveladas no momento em que se acende um pequeno led e transformam a moldura num suporte retro iluminado que torna visível a foto. De referir que na edição 2021/2022 do projeto EmpreEscola – Empreendeder no Ensino Secundário estiveram envolvidas 5 escolas, 8 professores e 44 alunos. Com este projeto, a NERSANT pretende incutir a importância da criação de empresas e fomentar o empreendedorismo na comunidade escolar do ensino secundário. A Melhor Ideia Empresarial recebeu 150 euros, a Ideia Mais Inovadora, 100 euros e o Melhor Trabalho de Equipa, 50 euros.

Para mais informações sobre os projetos de empreendedorismo escolar dinamizados pela NERSANT, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500. Há programas de apoio ao empreendedorismo no Ensino Secundário (EmpreEscola), no 2.º e 3.º ciclos (Empreender Jovem) e no Ensino Básico (EmpCriança).