OURÉM – Município lança nova campanha de apoio à esterilização de animais...

OURÉM – Município lança nova campanha de apoio à esterilização de animais de companhia

O Município de Ourém volta a lançar uma campanha de apoio à esterilização de animais de companhia, medida que estará em vigor até 30 de setembro de 2021, e que define um reembolso parcial da esterilização até ao limite de dois animais por família/tutor. As normas do programa foram aprovadas na reunião de Câmara de 16 de agosto, «e espera-se que o programa contribua para o controle da população de animais de companhia, vadios e errantes, como forma de minimizar comportamentos de risco e de desincentivar o seu abandono, através do reembolso aos tutores», refere nota de imprensa da autarquia. Estão em causa valores na ordem dos 55 euros para esterilização de cadelas; 30 euros para cães; 35 euros para esterilização de gatas e 15 euros para gatos. A esterilização deverá ser efetuada num Centro de Atendimento Médico-Veterinário, sendo o apoio disponibilizado aos animais de companhia (canídeos e felídeos) cujos titulares residam no concelho de Ourém, não podendo exceder dois animais por família/tutor.

Os animais elegíveis ao programa de esterilização deverão cumprir as seguintes condicionantes:
– Identificação eletrónica com registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia (SIAC);
– Possuir boletim sanitário com vacina antirrábica válida (canídeos);
– Possuir licença de detenção válida, emitida pela junta de Freguesia da área de residência (canídeos);

Os candidatos que pretendam beneficiar do apoio poderão submeter a candidatura de forma eletrónica através do endereço http://animaiscompanhia.ourem.pt
Para informações adicionais sobre procedimento, os interessados poderão contactar o Serviço Municipal de veterinária disponível no período de horário de atendimento dos serviços municipais, através do número 249 540 900 (ext 6374) .