Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, deslocou-se recentemente à Turquia, mais concretamente à cidade de Selçuk, onde assinou o Acordo de Geminação com esta cidade turca. Esta visita foi o culminar de uma parceria que se iniciou em julho de 2014, em Ourém, aquando da celebração de um acordo de cooperação entre estes dois municípios. Nestes dois anos a colaboração entre estas duas cidades foi sendo intensificada. É exemplo a representação de Selçuk no Encontro Nacional de Juventude, realizado em Fátima, ou a participação deste Município no IV Workshop Internacional de Turismo Religioso, realizado no passado mês de fevereiro, dispondo de uma mesa de promoção junto dos cerca de 100 operadores internacionais.
Para Paulo Fonseca, nesta deslocação houve oportunidade de falar “…de Ourém e de Fátima, de Paz, de tolerância, de diálogo multicultural, de turismo, de cultura, de Portugal, da Europa e do Mundo, do futuro, dos projetos, e de quanto é importante internacionalizar…”, coroando este Acordo com a oferta, ao Município de Selçuk, de uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Fátima, igual à que se encontra na Capelinha das Aparições.
Na cerimónia de assinatura do Acordo de Geminação, realizada no dia 4 de maio, na presença do Presidente da Câmara local, ZeinalDahiBakici, e do Governador do Distrito AyhanBoyaci, foi fortemente vincado pelos autarcas dos dois países o propósito de reforçar os laços de cooperação e intensificar as relações institucionais entre estes dois municípios. O Acordo de Geminação prevê uma cooperação em diversas áreas com especial incidência no turismo e património cultural.
Desta visita, merece destaque a calorosa receção dada ao Presidente Paulo Fonseca. Desde logo, no primeiro dia, foi convidado a discursar na Reunião do Conselho Municipal. Incontornável no programa foram as visitas a locais de relevância histórica mundial como sejam a cidade de Éfesos, ruínas do Templo de Artémis, Igreja de São João, Mesquita Isa Bey, entre outros. Especial foi a visita a Meryem Ana (Casa da Mãe Maria), santuário católico e muçulmano que foi a casa onde a Virgem Maria viveu o resto dos seus dias na terra, trazida para lugar seguro pelo Apóstolo João, após a morte de seu filho Jesus Cristo. Além de várias reuniões, o programa integrou ainda um jantar com empresários, promovido pela Associação Empresarial de Selçuk, onde foi expresso a grande pertinência de se estreitarem ligações ao nível empresarial entre estes dois municípios, agora geminados.
Para aprofundamento e consolidação desta parceria, conforme previsto no Acordo de Geminação, é objetivo dos dois municípios a elaboração de um plano de ação conjunto. A curto prazo, é exemplo o convite endereçado pelo presidente Paulo Fonseca para a representação de Selçuk no IV Congresso Internacional de Cidades-Santuário a realizar em Fátima de 10 a 12 de novembro e, reforçado pelos bons resultados obtidos na edição anterior, a participação no V Workshop Internacional de Turismo Religioso, a realizar no primeiro trimestre de 2017.
Sobre Selçuk
Localizado no distrito de Izmir, no extremo ocidental da Turquia, Selçuk é um município com cerca de 35 mil habitantes e uma área de 295 quilómetros quadrados. Selçuk pode ser alcançado por via aérea, quer através do aeroporto Adnan Menderes, em Izmir, quer pelo aédromo de Selçuk-Éfesos de que dispõe. A proximidade dos portos de Kuşadası e Ismir facilitam as viagens marítimas, recebendo por isso elevado número de cruzeiros. Para além da indústria e do turismo, a agricultura, através do cultivo de algodão, azeitonas, uvas, pêssegos e citrinos é o motor da sua economia. Selçuk, com a sua fundação por volta de 6000 A.C. teve o primeiro centro de adoração pagã no mundo politeísta da antiguidade – o Templo de Artemis, uma das sete maravilhas do mundo.