Início REGIONAL OURÉM – Ministro da Saúde garante acesso da população ao Hospital de...

OURÉM – Ministro da Saúde garante acesso da população ao Hospital de Leiria

O Ministro da Saúde garantiu, nesta sexta-feira, em Ourém, que os utentes deste concelho poderão aceder aos cuidados de saúde no hospital mais próximo, neste caso, Leiria. Até agora os utentes eram encaminhados para o hospital de referência – Hospital de Abrantes – que fica a cerca de 70 quilómetros. Para Adalberto Campos Fernandes “não faz sentido que, se a resposta está a 20 km, forçar que os cidadãos se desloquem 60 ou 70 quilómetros”, frisando que, com as novas regras anunciadas “os cidadãos têm o direito a escolher dentro do SNS aquilo que lhes é mais conveniente em concertação com o seu médico de família”. O governante ressalva apenas que esta é uma medida a implementar gradualmente pois “ainda há muita aprendizagem do sistema a fazer, de maturação e de própria informação. Estamos a trabalhar para que a operacionalização seja rapidamente estabilizada para que não existam mal-entendidos”.

Ainda sobre Ourém, disse que “contribui muito para a economia do País e é um concelho importante sob o ponto de vista da riqueza”, garantindo que, a propósito de 2017 – ano das comemorações do Centenário das Aparições de Fátima – “queremos dotar esta região das respostas que deseja”, pois, “não fazemos de conta que os problemas não existem”. No final garantiu a Paulo Fonseca, presidente da Câmara de Ourém que, “virei a Ourém as vezes que forem necessárias para dizer que este assunto está resolvido e as expectativas que aqui lançámos sejam seguramente cumpridas.”
Paulo Fonseca vê assim confirmada uma das suas maiores pretensões, mostrando-se satisfeito com a confirmação desta medida, ignorada durante muito tempo, nomeadamente no anterior governo. Mais dois médicos de família para Ourém – Na sessão, o Ministro adiantou ainda que, em julho, o Serviço Nacional de Saúde assistirá à “maior colocação de médicos de família de que há memória” a nível nacional, explicando, no final, em declarações aos jornalistas, que são 338 jovens médicos “mais os aposentados que possam vir e tenham vontade de trabalhar no SNS”. Deste concurso de médicos sabe-se que dois virão para Ourém, melhorando assim a resposta a este nível.