Com o objetivo de apresentar algumas das obras recentemente concluídas por todo o concelho, a Câmara de Ourém promoveu uma visita de campo que contou com a presença de vários órgãos da comunicação social. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, anunciou que a autarquia conta lançar até ao verão obras no valor global de aproximadamente 6 milhões de euros, nomeadamente em estradas, escolas, continuando a ser a mais relevante a reabilitação da avenida D. Nuno Álvares Pereira, na cidade de Ourém, cujo projeto foi já enviado para revisão na reunião de câmara da passada sexta-feira, dia 04 de março.
Tal como prometido na última visita de campo, no passado mês de setembro, as obras anunciadas (à exceção da principal avenida da cidade de Ourém) ficaram concluídas no primeiro trimestre de 2016 e foram agora apresentadas. Estas obras totalizaram um investimento superior a 1,5 milhões de euros, com especial incidência nas freguesias de Atouguia, Caxarias, União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, Fátima e Urqueira.
Paulo Fonseca referiu na oportunidade que “há muitos anos que não se verificava uma intervenção desta dimensão nas vias rodoviárias”, acrescentando que “este pacote de obras só foi possível de equacionar após ter sido ultrapassada a grande dificuldade decorrente da herança que considerou pesadíssima em termos financeiros.
Segundo o Presidente, Paulo Fonseca, “no orçamento do Município de Ourém para 2016 estão inscritos mais de 2.219.000 euros para pagamento de dívida. Desse valor, cerca de 1.771.000 euros são para pagar empréstimos contratados entre 2001 e 2009”. Relativamente às obras já em curso ou em procedimento concursal, Paulo Fonseca referiu vários investimentos, com destaque para a requalificação urbana na Freixianda – Variante Rua António Santos, uma obra orçada em mais de 282 mil euros, que se encontra em fase final de concurso. Além desta, é objetivo da Câmara “dar resposta a vários anseios da população”, que totalizam mais de 415 mil euros. A título de exemplo a construção de uma zona pedonal na rua principal do Cercal, que permitirá mais segurança para as populações locais.
Sobre os projetos a levar a cabo até ao verão, o autarca destacou o investimento em quatro relvados sintéticos; o apoio ao investimento a quatro juntas de freguesia para a construção de casas mortuárias e de cemitérios; a construção de mais um centro escolar; a construção de um canil/gatil, a construção de uma rotunda junto ao cruzamento para Atouguia, em S. Sebastião, a requalificação da estrada das Fontainhas de Seiça (troço entre o Largo do Teso e o Centro Escolar Ourém Nascente) são algumas das obras previstas.