OURÉM – Luís Albuquerque tomou posse para o terceiro mandato como presidente da Câmara. «Queremos as pessoas no centro das decisões»

Realizou-se, na passada sexta-feira, dia 31 de outubro, no Teatro Municipal de Ourém, a sessão solene de “Tomada de Posse dos Órgãos Eleitos” do concelho. O ato oficial marcou o arranque do novo ciclo autárquico para o quadriénio 2025-2029. Presidida pelo presidente da Assembleia Municipal cessante, João Moura, tomaram posse os membros da Câmara Municipal, os membros da Assembleia Municipal e os Presidentes das Juntas de Freguesia que, por inerência de funções, integram a Assembleia Municipal. No seu discurso, o Presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, que inicia o seu terceiro mandato, reafirmou o compromisso de colocar as pessoas no centro das decisões, reforçar políticas sociais, apoio às famílias e à natalidade, promover a coesão territorial e a melhoria da qualidade de vida. A sustentabilidade ambiental, a eficiência energética e a valorização dos espaços verdes foram também apontadas como grandes apostas para o futuro do concelho. A sessão solene, aberta à comunidade, decorreu num ambiente de solenidade e de grande sentido cívico, contando com a presença dos eleitos locais, familiares, entidades convidadas e cidadãos do concelho — num testemunho de confiança, continuidade e compromisso com o futuro de Ourém.
Presidência da AMO entregue a João Moura
Após a tomada de posse foi realizada a eleição da mesa da Assembleia Municipal e respetivo presidente. Os membros da assembleia e presidentes de junta deram a vitória a João Moura, que inicia assim o seu terceiro mandato à frente deste órgão deliberativo. Na sua intervenção, João Moura, expressou a honra e a responsabilidade que sente ao assumir novamente a liderança da AMO. “Receber a tarefa de liderar a Assembleia Municipal da minha terra, do meu concelho, pela mão dos oureenses e hoje pela mão dos meus colegas deputados municipais é uma grande honra, mas é também um grande sentido de responsabilidade. A Ourém, ao meu concelho, este sentido de responsabilidade e de missão obrigam-me a estar sempre pronto e disponível, como estou hoje e como estarei amanhã, assim os Oureenses o queiram!”. E definiu as principais linhas orientadoras para o novo mandato: “Da nossa AMO podem esperar a continuação do escrutínio atento da atividade do executivo municipal, a interpelação pertinente e fundamentada, e o respeito pelas instituições que representam os cidadãos. Pretendemos continuar a criar um leque de vivências que visem estimular a participação dos cidadãos na vida democrática local, privilegiando o relacionamento com as organizações e entidades locais, sempre com um profundo respeito mútuo pela autonomia e papel de cada um.” O Presidente reforçou também a aposta na juventude e na educação cívica: “Iremos continuar a fomentar o desenvolvimento do espírito de cidadania entre os jovens, no seio da comunidade escolar e a sua relação com os outros e com as instituições. Obviamente que iremos dar continuidade à AJO – Assembleia Jovem de Ourém, que tem sido um sucesso e uma referência nacional. Este ano convidamos os jovens a explorar as alterações que ocorreram em Portugal desde a adesão do nosso País à União Europeia, há 40 anos. Que benefícios e que desafios.”
Colar dos Eleitos Locais
Durante a cerimónia foram igualmente apresentados os colares distintivos usados pelo Presidente da Assembleia Municipal, pelo Presidente da Câmara Municipal, pelos Vereadores e pelos Secretários da Mesa da Assembleia Municipal, no mandato que agora se inicia. O colar do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia é composto por uma corrente com três elementos decorativos e um medalhão central. Inspirado em símbolos históricos de poder e soberania, integra referências ao pelourinho, ao castelo e ao brasão de armas do Município. Da estrutura do pelourinho foi extraída uma representação simplificada da sua coluna octogonal, interrompida a meia altura por três anéis decorativos. Do castelo, colheu-se a cimalha de tijolos salientes, sustentada por mísulas de pedra. A corrente é complementada por um elemento retangular com duas pedras cravadas – uma vermelha e outra branca –, simbolizando as cores da bandeira e das armas do Município de Ourém.
O medalhão central representa o brasão de armas do Município:
De prata, uma águia estendida de vermelho, bicada e armada de negro, lampassada do primeiro, coleirada com coronel de ouro, sustendo nas garras o escudete de Portugal antigo; coroa mural de prata de oito torres, das quais cinco aparentes, sotoposto ao escudo, listel branco ondulado com a legenda “MUNICÍPIO DE OURÉM” em maiúsculas de negro.
Colares dos Vereadores e dos Secretários da Mesa da Assembleia Municipal
Os colares destinados aos Vereadores e Secretários da Mesa da Assembleia Municipal são compostos por uma fita de seda listada de branco e vermelho, que sustém o medalhão com o brasão de armas municipal.
Lista de todos os elementos que tomaram posse, por ordem de eleição:
CÂMARA MUNICIPAL
Luís Miguel Marques Grossinho Coutinho Albuquerque – PPD/PSD.CDS-PP
Rui Manuel Simões Vital – PPD/PSD.CDS-PP
Purificação Pereira Reis – PPD/PSD.CDS-PP
Filipe Manuel Marques Baptista – PPD/PSD.CDS-PP
Rita Alexandra de Sousa – CH
Humberto Luís Ferraz Antunes – PPD/PSD.CDS-PP
Daniel Lopes Neves Ribeiro – PS
ASSEMBLEIA MUNICIPAL:
João Manuel Moura Rodrigues – PPD/PSD.CDS-PP
Ana Margarida Henriques Neves Vieira – PPD/PSD.CDS-PP
Paulo Alexandre Cancelinha de Sá – PPD/PSD.CDS-PP
Sílvia Gonçalves Neves – CH
Nuno Miguel Gonçalves Baptista Pereira – PS
Nuno Manuel Pinto Dias – PPD/PSD.CDS-PP
Ângela Maria Gaspar da Silva Pereira Marques – PPD/PSD.CDS-PP
Tiago Ferreira Simões Vieira – PPD/PSD.CDS-PP
Natalina Mendes Vieira – CH
Armando Henrique Fonseca Reis Vieira – PPD/PSD.CDS-PP
Filipe Remi Callebaut Mendes – PS
Otília Cristela Antunes Marto – PPD/PSD.CDS-PP
João Filipe Campos Catarino – PPD/PSD.CDS-PP
Fernando Marques Simões – CH
Filipe de Frias Antunes da Graça – PPD/PSD.CDS-PP
Mónica Filipa Gaspar Faria – PPD/PSD.CDS-PP
Helena Santos Pereira – PS
David Alves Pereira – PPD/PSD.CDS-PP
Cristina Maria Gonçalves Pereira – CH
Francisco Emanuel Marques Lopes – PPD/PSD.CDS-PP
Cláudia Maria Pereira Campos – PPD/PSD.CDS-PP
MESA DA AMO
Presidente: João Manuel Moura Rodrigues
1ª secretária: Ana Margarida Henriques Neves Vieira
2º secretário: Nuno Manuel Pinto Dias
JUNTAS DE FREGUESIA
– Freguesia de Alburitel – Engrácia Maria Vieira Marques Carriço
– Freguesia de Atouguia – Luís Manuel Gameiro de Oliveira
– Freguesia de Casal dos Bernardos – Acácio Dias Pereira
– Freguesia de Caxarias – Sérgio Manuel Gameiro Fernandes
– Freguesia de Cercal – Filipe Alexandre Pereira
– Freguesia de Espite – Dulce Raquel Lourenço Mateus
– Freguesia de Fátima – Carlos Ferreira Neves
– Freguesia de Gondemaria – Carlos de Freitas Coelho
– Freguesia de Matas – Agostinho Pereira Gameiro
– Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias – Alexandre Manuel Gaspar Faria
– Freguesia de Nossa Senhora da Piedade – Luís Alexandre Serras de Sousa
– Freguesia de Olival – Pedro Miguel Marques Pereira
– Freguesia de Rio de Couros – Jorge Manuel Dias Lopes
– Freguesia de Seiça – Ângela Vanessa Chaves Marques
– União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais – Paulo Luís Marques Nunes
– Freguesia de Urqueira – Orlando Sérgio Palmeiro Calado Cavaco











