OURÉM – Inauguração da Rota dos Moinhos / Parque de Lazer do...

OURÉM – Inauguração da Rota dos Moinhos / Parque de Lazer do Olival

Foi inaugurada, esta sexta-feira, a 1.ª Fase da empreitada de construção da Rota dos Moinhos de Água / Parque de Lazer do Olival, pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, e pelo Presidente da União de Freguesias de Gondemaria e Olival, António Silva.
A Rota dos Moinhos de Água liga o Parque de Lazer do Olival à Fonte da Conceição, oferecendo um percurso pedestre em plena natureza, em resultado da valorização do património paisagístico decorrente desta intervenção.
Depois do corte da fita e já com a placa descerrada, Luís Miguel Albuquerque e António Silva conduziram os convidados numa visita guiada ao local, tomando boa nota do resultado final desta empreitada.
O percurso desenhado no âmbito desta 1.ª Fase apresenta uma extensão de 400 metros, envolvendo uma área total com 10500 metros quadrados, interligando azenhas, levadas, linhas de água e outras maravilhas naturais da fauna e da flora local.
Acácio de Sousa, subiu ao palanque na qualidade de convidado de honra. “Olivalense de alma”, com raízes na Vila e profundo conhecedor das suas origens, mergulhou a plateia numa viagem aos primórdios da fundação de Portugal para recordar a importância do nosso território e de recursos vitais como a água, protagonista central nesta Rota dos Moinhos e no próprio Parque de Lazer de Olival.
O Presidente da Câmara Municipal tomou depois a palavra, para agradecer o empenho de todos os agentes envolvidos nesta intervenção, destacando a importância da Rota dos Moinhos de Água para o desenvolvimento da Vila do Olival. “Este local está lindíssimo, há muito que esta comunidade merecia esta intervenção. Este parque vai merecer a visita de centenas de famílias do nosso Concelho e a Vila vai beneficiar muito com este equipamento.”
Não esquecendo a celebração do 13.º aniversário da elevação a Vila, Luís Miguel Albuquerque elogiou a dedicação de todos os que contribuíram ativamente para o desenvolvimento da localidade nos últimos anos.
A propósito desta inauguração, o autarca anunciou que o Município já está a preparar o lançamento da 2.ª fase deste projeto, que haverá de ligar o Parque de Lazer à localidade de Esperança. Mais tarde, numa 3.ª fase, é intenção da autarquia concluir o percurso através do seu prolongamento até ao lugar de Conceição, já na freguesia de Caxarias.
A empreitada de construção da 1.ª Fase da Rota dos Moinhos / Parque de Lazer do Olival implicou um investimento municipal no valor de 231.916,39 euros, englobando a requalificação do parque de merendas, a iluminação dos espaços, a construção de um pequeno passadiço com zonas de estadia e lazer, a contratação de mobiliário urbano como cadeiras, mesas ou papeleiras, entre outros trabalhos.
A cerimónia oficial de inauguração decorreu ao final da tarde desta sexta-feira, aproveitando o início das celebrações inerentes ao 13.º aniversário da Vila de Olival e contando com a bênção do Pe. David Vieira Gonçalves, pároco da Paróquia local, na presença de vários autarcas locais, entre os quais os vereadores da Câmara Municipal de Ourém, Isabel Costa, Rui Vital e Humberto Antunes, bem como os presidentes das juntas de Espite, (Dulce Mateus), de Fátima (Humberto Figueira da Silva).