O Santuário de Fátima vai promover no dia 28 de abril a III Jornada de Comunicação, que este ano decorre no âmbito do Centenário do Jornal Voz da Fátima, a mais antiga publicação regular da instituição. A jornada, intitulada O Mundo visto de Fátima – Jornadas no contexto do centenário do Jornal Voz da Fátima, aberta ao público em geral mediante inscrição prévia, mas dirigida sobretudo a investigadores e profissionais da área da Comunicação, em especial da Igreja, visa debater a importância da imprensa de inspiração cristã na construção das sociedades. A partir da experiência da Voz da Fátima, que através dos seus editoriais e dos diferentes artigos contribuiu para relatar e difundir o acontecimento, mas também interpretar o mundo contemporâneo a partir da mensagem, assumindo-se como a voz institucional deste Santuário, a Jornada de Comunicação procurará refletir sobre o futuro da imprensa cristã, os desafios da transição digital e a importância do jornalismo de proximidade, atento à escuta de pessoas e causas concretas. A III Jornada de Comunicação abrirá com uma conferência do Presidente do Dicastério da Comunicação da Santa Sé, Paolo Ruffini e contará, entre outros, com investigadores da academia portuguesa, de entre os quais Carlos Camponez, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Felisbela Lopes, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho; Pedro Jerónimo, docente e investigador da Universidade da Beira Interior e Jorge Pedro Sousa, professor da Universidade Fernando Pessoa. Da parte da tarde, existirão ainda dois momentos particularmente importantes: o primeiro será uma mesa-redonda com responsáveis editoriais de jornais congéneres à Voz da Fátima, noutras dioceses portuguesas, e a antestreia da reportagem “Páginas de Fátima”, feita pelo jornalista Joaquim Franco, que permitirá uma viagem que atravessa os cem anos do jornal, lendo as principais temáticas que ocuparam a atenção dos responsáveis pela linha editorial desta publicação. Durante a Jornada será apresentado um estudo comparado da Voz da Fátima, onde se apresenta o perfil do leitor da Voz da Fátima e por correlação, do leitor da imprensa católica, através da participação de vários responsáveis das principais publicações da imprensa católica portuguesa. A III Jornada de Comunicação pode ser seguida presencialmente ou através das redes digitais.