Início CULTURA OURÉM – Foi descoberto um troço de calçada antiga nas obras no...

OURÉM – Foi descoberto um troço de calçada antiga nas obras no Largo da Mulher Morta

Durante as obras de valorização do Largo da Mulher Morta, coordenadas pelo Município de Ourém, foram descobertos, no passado dia 7 de março, vestígios bem preservados da calçada histórica que liga esta povoação à Vila Medieval. Em 2010 e 2011, as calçadas históricas de Carapita e Mulher Morta, localizadas no sopé da vila histórica da cidade, foram reabilitadas pelo Município. O projeto de intervenção abordou vários pontos: a remoção de entulho e a limpeza das antigas calçadas, tornando-as assim visíveis; o seu estudo histórico e arqueológico; a patrimonialização; e, por fim, a integração de ambos os troços, transformados em circuitos pedonais, no roteiro turístico da Vila Medieval.

Mais recentemente, no decorrer de uma decisão entre a Câmara Municipal de Ourém e a Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, o projeto estendeu-se à melhoria dos acessos locais e à valorização do Largo e Cruzeiro da Mulher Morta, que fazem parte do património cultural do Município.
O betuminoso presente no Largo da Mulher Morta seria substituído por pavimento com calçada de calcário mas, durante a sua remoção, foram descobertos vestígios arqueológicos que dão continuidade à calçada que desce da Vila Medieval. Será então aplicada uma intervenção preventiva e patrimonialista, que garanta tanto as acessibilidades dos moradores locais como a salvaguarda da calçada histórica, que está neste momento a ser registada e protegida. Entretanto, o seu estudo irá prosseguir e ficará disponível para consulta no Centro de Documentação do Museu Municipal assim que possível.

Esta intervenção conta com envolvimento da empresa António Emílio Gomes e Filho (empreitada da obra), do Instituto Politécnico de Tomar e do Museu Municipal de Ourém (que se dedicam ao acompanhamento arqueológico e à intervenção patrimonial).