Fátima tem mais um doce tradicional feito inteiramente com produtos locais. A marca Sabores Terras de Fátima, disponibiliza, a partir deste domingo, os seus primeiros dois produtos, produzidos com os melhores produtos da região. O clima das Serras de Aire e Candeeiros, é propício à produção olivícola, e por consequência, as azeitonas em diferentes estados de maturação, provenientes de oliveiras de variedades tradicionais dão origem a um final fino e doce no Azeite de Fátima, que combinado com mel multiflora resultam num sabor único desta tarte que agora se apresenta. As nozes oriundas de algumas árvores centenárias, dão um toque exímio, que promete marcar o regresso dos peregrinos à Cova da Iria, após um período pandémico, que em muito limitou a visita a Fátima. Entre 2020 e 2021, foram vários os meses sem a presença de peregrinos, devido aos constrangimentos à mobilidade em virtude da Covid-19, ainda assim, o Santuário de Fátima encerrou 2021 com o registo de 2,4 milhões de peregrinos, mais um milhão que no primeiro ano da pandemia.
A expectativa será num regresso paulatino dos grupos nacionais e estrangeiros, já com a Jornada Mundial da Juventude, a decorrer em agosto de 2023, e que trará o Papa Francisco a Portugal, no horizonte. Deste modo, a marca Sabores Terras de Fátima pretende produzir 100.000 unidades neste primeiro ano, com o grande objetivo de promover a cidade de Fátima pelo país e mundo. Em 2022, Fátima completa 25 anos de elevação a cidade e as comemorações pretendem fortalecer sinergias, como forma de fortalecer laços de amizade e cooperação. A apresentação deste produto decorre, assim, amanhã, pelas 15h00, no Welcome Center | Posto de Turismo de Fátima.