O Teatro Municipal de Ourém foi inaugurado esta quarta-feira, pelo Presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, na presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca. Descerrada a placa, os convidados desta cerimónia solene tomaram lugar na plateia da Sala Principal do TMO, a partir de onde tiveram a oportunidade de desfrutar do dom de um dos maiores autores e intérpretes da música portuguesa, António Zambujo. Ainda antes do espectáculo musical, subiram ao palco o Presidente da Câmara Municipal e a Ministra da Cultura, discursando sobre a importância histórica deste equipamento e seu contributo para o desenvolvimento da comunidade. “A inauguração do Teatro Municipal de Ourém marca também o início de uma nova era, na qual cultura e educação caminharão de mãos dadas, em prol do desenvolvimento das nossas crianças, dos nossos jovens e do próprio território”, sublinhou Luís Miguel Albuquerque, durante a sua intervenção (disponível na íntegra, aqui), enquanto Graça Fonseca destacou a imponência do espaço, enaltecendo as boas condições bem patentes em todo o edifício e elogiando o trabalho realizado pelo Município de Ourém em todo este processo.
Quanto ao espectáculo de António Zambujo, foi o primeiro de dois agendados no âmbito desta inauguração. O segundo, decorre esta quinta-feira, dia 3, já com lotação esgotada, enquanto este primeiro concerto foi exclusivo às entidades e personalidades convidadas. O músico fez-se acompanhar pelo pianista e compositor Luís Figueiredo e pela Ourearte Orquestra, dirigida pelo Maestro Tiago Alves e maioritariamente composta por antigos e atuais alunos desta instituição oureense dedicada ao ensino das artes e da música. Neste contexto, marcaram presença, além do Presidente da Câmara Municipal e da Ministra da Cultura, o Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues, a Presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, o Deputado da Nação e Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, o Deputado Nação António Gameiro, os Vereadores da Câmara Municipal de Ourém, os presidentes de juntas e uniões de freguesias do Concelho de Ourém, os deputados da Assembleia Municipal de Ourém, bem como presidentes e autarcas de outros municípios, entre outros convidados.
Pretendendo oferecer uma programação de qualidade a todos os oureenses, a agenda do Teatro Municipal de Ourém prosseguirá nas próximas semanas, com espectáculos de dança, música, teatro, entre outros, entre os quais se destacam concertos de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar e The Gift. João Aidos, antigo Diretor Geral das Artes é o primeiro Diretor Artístico do TMO e o grande responsável pela qualidade da programação.