Início REGIONAL OURÉM – É já a 15 de Janeiro que entram ao serviço...

OURÉM – É já a 15 de Janeiro que entram ao serviço os novos Transportes Urbanos

O dia 15 de janeiro assinala a entrada em atividade do serviço de Transportes Urbanos de Fátima e Ourém (TUFO), lançado com o propósito de servir as cidades do Concelho e respetivas zonas periféricas, com recurso a dois autocarros elétricos adquiridos pela Câmara Municipal de Ourém estritamente para este efeito. “Este serviço pretende facilitar a vida às pessoas, garantindo transporte alternativo e reduzindo a circulação automóvel nas cidades de Fátima e de Ourém”, anunciou Luís Miguel Albuquerque. O Presidente da Câmara Municipal revelou que “o TUFO vai servir as duas cidades do Concelho, através de dois autocarros com capacidade para 30 e 60 pessoas”. A aquisição dos veículos elétricos representa um custo próximo dos 800 mil euros, um esforço financeiro comparticipado pelo POSEUR, o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. “Estamos perante um investimento avultado, mas estou convicto de que será compensado através dos benefícios que oferece à população, e, sobretudo, ao meio ambiente. É um investimento importante para ajudar as pessoas nas suas deslocações e fazer com que tragam menos viaturas para o centro das cidades”, vincou Luís Miguel Albuquerque.

Cinco linhas à disposição – Cada autocarro assume um circuito, ambos a funcionar de segunda a sexta-feira. Em Ourém, o TUFO serve as linhas Verde (entre Cidade e Zona Industrial de Casal dos Frades, com paragens como Calços, Casal do Castanheiro, Vilões e Casal dos Crespos) e Vermelha (liga a Cidade à Vila Medieval, servindo a área urbana da cidade a este, oeste e a sul da coroa principal, Lagarinho, Penigardos, Caridade, Regato, Carapita e Vila Medieval). Fátima ficará servida pelas linhas Azul (Fátima Este, 18 paragens) e Amarela (Fátima Sul, com 20 paragens). Ao sábado e em dias feriados, o TUFO assume a Linha Preta, para ligar as cidades de Fátima e Ourém com passagem (e paragem) garantida na Vila Medieval, com o objetivo de tirar proveito dos fluxos turísticos registados no âmbito do turismo religioso.

Tarifário aprovado – O tarifário a aplicar já foi aprovado: o bilhete único custará 1,05 euros, enquanto o bilhete diário poderá ser adquirido por 3 euros, com viagens ilimitadas ao longo do dia da aquisição. Cada conjunto de 10 viagens terá um custo de 7 euros, desde que adquiridas previamente. O passe mensal é a opção mais em conta, uma vez que pode ser comprado por 8,60 euros (passe normal) ou 5 euros (passe especial para seniores, estudantes e pessoas com mobilidade reduzida). A gestão do serviço ficará sob a responsabilidade da Rodoviária do Tejo, empresa que tem a concessão dos transportes públicos no Concelho de Ourém e à qual o Município cede os dois autocarros elétricos, ao abrigo de um acordo igualmente aprovado pela Câmara Municipal.