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OURÉM – Concelho já tem transporte a pedido

As populações das zonas rurais de Ourém contam, desde o dia 01 de março, com um novo serviço de Transporte a Pedido (TaP), uma iniciativa inovadora, pioneira a nível nacional na experimentação de novas soluções de transporte público, tendo subjacente uma função social e de complementaridade à oferta de transportes públicos regulares. O executivo municipal estreou o serviço, comprovando a sua eficácia. Depois de efetuar a reserva de véspera, à hora marcada lá estava o táxi para efetuar o transporte, desta vez na paragem de Cristóvãos – freguesia de Seiça.

Para Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém este é “um verdadeiro serviço público inovador, dinâmico e que responderá às necessidades da população”. Paulo Fonseca apelou à sua utilização, pois é “mais barato do que qualquer outra solução de transporte, uma vez que a despesa é dividida” por todos os utilizadores. Quando o táxi leva apenas uma pessoa, cabe ao Município pagar a diferença. ” A Câmara sustenta o deficit que o serviço tiver, na expectativa de que é um investimento e que no médio prazo será uma rotina, que todos os táxis levarão 4 pessoas e que do ponto de vista económico-financeiro o serviço estará equilibrado”.

Custódio Henriques, presidente da Junta de Freguesia de Seiça, afirmou que “o executivo camarário está de parabéns pela medida inovadora, que vai ao encontro das ambições das populações e que, no âmbito social, é uma resposta muito positiva que contribui para que os que têm mais dificuldades possam deslocar-se”.
O Transporte a Pedido é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e do Município de Ourém.

O que é o Transporte a Pedido (TaP)?
É um serviço de transporte público, aberto à população em geral, que pode ser utilizado por todos os cidadãos. Não vem substituir nenhum serviço de transporte em funcionamento mas apenas complementar a rede de transportes existente. O serviço é realizado, atualmente, por táxis identificados pelo dístico do TaP.
Para o efeito há paragens específicas onde as pessoas podem apanhar o transporte a pedido, assinaladas com uma placa/postalete.
Existe também um conjunto de horários definidos para a passagem da viatura em cada uma das paragens. Diariamente, as viaturas só se deslocam às paragens para as quais existam reservas de viagem.

O modelo de funcionamento é simples, conforme se especifica:
Como posso reservar?
O passageiro tem que efetuar previamente a reserva da viagem. As reservas poderão ser efetuadas até às 15:00h do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226.
Para cada reserva, é registada a informação sobre a paragem/localidade de origem, a paragem/localidade de destino, o dia e horário da viagem e o n.º de passageiros que pretendem viajar. É possível fazer reservas com maior antecedência, para vários dias, ou para várias pessoas.
O que acontece se não fizer reserva?
Se não for feita reserva até às 15:00h do dia útil anterior, não é garantida a realização do serviço de transporte. Poderão ser admitidas reservas de última hora, mas apenas para as paragens que já tenham reservas efetuadas e se existirem lugares disponíveis na viatura.
Posso cancelar uma reserva?
Caso tenham feito uma reserva e depois verifique que já não precisa de fazer a viagem, os cidadãos podem cancelar a reserva ligando, para o efeito, para o mesmo número de telefone do TaP (gratuito).

Onde posso comprar o bilhete e quanto custa?
O bilhete é cobrado pelo motorista no momento do embarque. As tarifas variam entre 1,60€ e 5,10€ (para cada viagem) de acordo com a origem/destino. Os cidadãos que pretendam utilizar o serviço com mais frequência podem ainda adquirir cadernetas de 10 bilhetes pré-comprados, com 30% de desconto sobre o valor do bilhete. As carteiras têm validade de 2 meses a contar da data da primeira utilização.

Como posso obter mais informações?
Para mais informações poderá:
a) ligar para o número de telefone 241 360 444, a funcionar todos os dias úteis, das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h,
b) entrar em contacto com a Câmara Municipal de Ourém,
c) aceder ao sítio: http://transporteapedido.mediotejo.pt .
O número verde 800 209 226 pode ser utilizado para fazer reservas mas também para obter qualquer informação ou esclarecimento sobre o serviço, fazer reclamações ou apresentar sugestões de melhoria do TaP (novos horários, novas paragens…). Pretende-se que o cidadão possa contribuir para a adaptação do serviço às necessidades da população.
A colaboração das associações e atores locais é essencial para uma melhor divulgação do serviço, destacando-se, neste particular, os serviços públicos (designadamente de saúde), as instituições sociais e as Uniões e Juntas de Freguesia.